
Você sabe o que significa a medida em milímetros nos cálculos meteorológicos? Nesta sexta-feira (16), a Defesa Civil de BH emitiu um alerta para possibilidade de tempestades de até 200 milímetros entre os dias 18 a 22 deste mês.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizando Gemiacki, explica que as chuvas são calculadas por milímetros pela praticidade da medida e facilidade no cálculo.
“Ela se refere à altura da espessura da água", diz. Em uma área de 1 metro quadrado, cada milímetro de espessura (na vertical) corresponde a 1 litro de água naquele espaço.
O meteorologista conta que em BH, a partir de 15 mm de precipitação já é possível “provocar pequenos alagamentos''. Segundo ele, os casos extremos na capital mineira podem ser considerados quando ultrapassam 65 milímetros. “Não existe drenagem que aguente”, conta.
Lizando explica que a análise deve ser feita considerando as características físicas do local. “Se for plano, suporta uma quantidade maior de chuva. Em terrenos muito acidentados, a velocidade de escoamento da chuva é maior, respondendo com mais rapidez à precipitação.”
Medição
Para estabelecer os valores divulgados pelos órgãos, é utilizado um pluviômetro, que coleta a água das chuvas em diferentes pontos de uma cidade ou região rural.