Transporte Público

210 mil passageiros foram prejudicados em três dias de greve do metrô de BH, mostra CBTU

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
24/03/2022 às 13:29.
Atualizado em 24/03/2022 às 13:53
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

Cerca de 200 mil pessoas deixaram de usar o metrô ao longo dos três dias da greve que atinge Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana. O dado é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Desde segunda-feira (21), trabalhadores da CBTU atuam em horário reduzido em protesto contra a privatização do transporte na capital.

A previsão do Sindicato dos Metroviários (Sindimetro-MG) é de que 1,2 mil servidores sejam demitidos com a privatização da companhia. Segundo a direção do sindicato, o governo informou que não há margem para negociação durante o processo de privatização que determina a transferência dos empregados para a empresa que comprar a CBTU.

A CBTU, por sua vez, afirma que "o processo de desestatização está sendo conduzido pelos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes". 

A companhia também entende que o horário de 10h às 17h, definido para funcionamento das estações, não atende a maior parte da população, levando a transtornos no transporte público na Grande BH. Foi solicitada ainda uma multa diária de R$ 30 mil, mas o pedido não foi atendido pela Justiça até o momento, sob o argumento de que o processo ainda está em fase de apresentação de defesa.

A CBTU explica que transporta, em média, mais de 100 mil usuários em dias úteis. Entre segunda e quarta-feira (23), entretanto, o maior número registrado foi de pouco mais de 30 mil passageiros em um dia de atividades.

Nessa quarta-feira, mesmo com a ameaça da multa, a categoria decidiu, por meio de assembleia, pela manutenção da greve. Os trens vão continuar rodando em horários reduzidos, e nos horários de pico, as estações fecham as portas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por