TRANSTORNO

3º dia de greve do metrô de BH tem estações abertas e intervalos maiores

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
30/03/2023 às 08:35.
Atualizado em 30/03/2023 às 08:43
 (FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

A greve do metrô de Belo Horizonte entra no terceiro dia nesta quinta-feira (30), com todas as 19 estações funcionando nesta manhã. De acordo com o grupo Comporte, novo administrador do meio de transporte após a privatização, o intervalo entre as viagens, no entanto, chega até 20 minutos. 

Ao todo, cerca de 100 mil usuários são afetados. De acordo com comunicado, no horário de pico os trens operam com intervalos entre 15 a 20 minutos. Após o horário de maior movimento, o intervalo será de 20 a 25 minutos. 

"Os horários não habituais são devido à adesão por parte dos colaboradores ao movimento grevista dos metroviários", informou o Grupo Comporte.

Greve

A greve foi iniciada na última terça-feira (28), uma semana após o fim da última paralisação, que durou 34 dias. Os trabalhadores protestam contra a privatização do serviço. 

Os trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH) afirmam que tomaram a decisão por entenderem que são empregados públicos concursados e não podem ser transferidos para uma empresa privada. Eles alegam ainda falta de diálogo e de garantias sobre a manutenção dos empregos. 

A promessa era de que a paralisação seria total, no entanto parte da categoria decidiu não aderir ao movimento e segue trabalhando. Representantes do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais tentam convencer esses trabalhadores a aderir à greve, mas ainda não obtiveram sucesso.

A entidade anunciou ainda um ato na Praça 7, na região Central de BH, às 14h nesta sexta-feira (31).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por