O solo encharcado devido às fortes chuvas dos últimos dias deixam oito das nove regionais de Belo Horizonte em alerta para deslizamentos de terra ou desabamentos. O risco geológico é válido pelo menos até esta terça-feira (29). Há previsão de mais precipitações na capital.
Um comunicado foi emitido pela Defesa Civil da capital. Conforme o órgão, existe risco geológico forte nas regionais Oeste, Noroeste, Centro-Sul, Nordeste e Pampulha. Para as regiões do Barreiro, Venda Nova e Leste, o risco é moderado.
A Defesa Civil recomenda que os moradores tenham atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos, além de cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Recomendações risco geológico
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
- Coloque calha no telhado da sua casa
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água
- Não jogue lixo ou entulho na encosta
- Não despeje esgoto nos barrancos
- Não faça queimadas
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Inclinação de poste ou árvores
- Muros e paredes estufados
- Estalos
A Defesa Civil recomenda que, ao observar alguns destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil, no número 199. Em caso de emergência, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais: