Quatro pessoas foram presas por furto de minério de ferro em três empresas, durante a Operação Minério de Chumbo, deflagrada pela Polícia Cívil, em Itatiaiuçu, na região Central de Minas, nesta quarta-feira (31).
Cinco veículos usados pela quadrilha foram apreendidos e 80 toneladas de minério recuperadas e devolvidas à empresa vítima do roubo.
Segundo o delegado João Prata, as investigações começaram há dois meses, depois que a Polícia Civil recebeu denúncias de uma empresa que extraía minério para ser usado em pavimentação e terraplanagem interna.
A direção da empresa que era o alvo da quadrilha denunciou que as invasões ocorriam de madrugada. E que os criminosos usavam armas durante o roubo, para dar cobertura aos furtos do material que já havia sido previamente extraído.
Os furtos e invasões também ocorriam em áreas de grandes mineradoras e empresas coligadas destinadas ao reflorestamento e ao plantio de eucaliptos Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara, também na região Central.
A quadrilha era bem organizada. As investigações apuraram que os suspeitos eram distribuídos em diversas funções como colaboradores na vigilância em vias de acesso a empresa com uso de rádios de comunicação e colaboradores usados para deslocamento de máquinas pesadas.
As investigações concluíram que a quadrilha fornecia de notas fiscais e documentos falsificados para receptação e montagem de empresas “laranjas”, com o objetivo de lavar o dinheiro do esquema criminoso.
A ação foi desencadeada por policiais civis da 1ª Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto e Roubo, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), em Itatiaiuçu, região Central de Minas.
Leia Mais