Feriado em Abril

A dois meses da Páscoa, confeiteiras já começam a produção de chocolates para o período

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeeemdia.com.br
16/02/2022 às 19:50.
Atualizado em 16/02/2022 às 19:58
 (Foto: L&L Doceria/ Divulgação)

(Foto: L&L Doceria/ Divulgação)

A mais de dois meses da Páscoa, o setor de confeitaria já começa a se preparar para a principal data comemorativa do setor. Seja para um profissional do ramo ou para quem enxerga no período a possibilidade de complementar a renda, a preparação prévia é a chave para garantir boas vendas.

A Páscoa neste ano será comemorada no dia 17 de abril. O feriado cristão é conhecido pela troca de doces, em especial ovos de chocolate. 

De acordo com a última atualização da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), foram produzidas cerca de 8,5 mil toneladas de ovos e produtos típicos para a Páscoa de 2020 no mercado nacional.

Para dar conta da produção é preciso se planejar com antecedência. A professora da disciplina de confeitaria no curso de Gastronomia das Faculdades Promove, Silvana Ribeiro, explica que quem trabalha com doces já está com a atividade voltada para a Páscoa há bastante tempo.

“A páscoa sempre tem uma procura muito grande. Quem produz, já sai do natal pensando na páscoa. Em janeiro, o pessoal já está pensando em formas, pesquisa de preço de chocolate de leite condensado”, conta a professora.

É o caso de Fabiana Ribeiro, 45, que trabalha produzindo cascas de ovo de chocolate para vender a outros confeiteiros.

“Eu fabrico a casca de ovo, então, tem muita confeiteira que já está pedindo já desde o fim de janeiro. Mas tem sempre aqueles que deixam pra última hora, então a produção ainda vai aumentar”, conta a dona da Vanilla Cake Confeitaria.

A confeiteira Letícia Magnavita, 19, também espera um movimento mais intenso nas semanas que antecedem a páscoa. Ela conta que percebeu uma diferença no comportamento dos compradores durante a pandemia.

“Vou começar mais perto da páscoa mesmo. Fevereiro, meio de março. Geralmente nossa demanda é na semana da páscoa, mas, nesses dois anos de pandemia, o pessoal já fica com vontade mesmo e pede antes e no dia”, afirmou.

Para Jéssica Cardoso, 24, se planejar com antecedência é essencial para atender a todas as demandas e também para não ficar desatualizado.

“A gente precisa se programar, porque tem muitas tendências, tem muita coisa nova, e quem deixar pra última hora vai acabar se atrapalhando. Fevereiro e não é cedo para começar a pensar em páscoa. Essa época do ano é quando a confeiteira consegue levantar o faturamento e ter até uma demanda nova de clientes”, disse Jéssica, dona da Sabor Divino Confeitaria.

Jéssica conta que entrou no mundo da confeitaria em 2020, quando participou do curso Confeitar Minas. O evento está acontecendo neste ano e oferece aulas gratuitas até esta quinta-feira (17). Interessados podem conferir a programação neste link

Para assistir às aulas gratuitas, é preciso ir até o local do curso com 30 minutos de antecedência e retirar uma senha. As atividades acontecem na sede do Sebrae-MG (Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada).

Novidades

“Mesmo quem já está na área, sempre busca uma novidade, pela tendência ou porque alguma empresa está oferecendo. O que estava em alta no ano passado e continua esse ano são os ovos de colher. Eles acrescentaram o ovo brownie, o ovo red velvet e outras variedades procurando diferenciar um pouquinho”, comenta a professora Silvana.

É o caso de Jéssica Cardoso, que voltou ao curso Confeitar Minas em 2022 para atualizar a produção em sua loja com novas receitas.

“Eu fiz meu primeiro curso de confeitaria aqui e, justamente depois da Páscoa, eu consegui me consolidar mais. É um primeiro contato que quem gosta mesmo se apaixona e é importante estar sempre de olho nas novidades”, disse a confeiteira.

Da Páscoa para o resto do ano

Como o Natal para os lojistas, é a Páscoa para quem trabalha com doces. A data é, para muitos, a grande oportunidade de alimentar o orçamento para outros meses e até de estabelecer uma clientela fiel.

“Atualmente eu já tenho minha loja física, a gente atende delivery e em encomendas. Os clientes que me conhecem durante a Páscoa viram compradores para o resto do ano”, conta Jéssica.

Letícia Magnavita, que montou uma loja on-line no ano passado, conta que também faz entregas por aplicativos de delivery. E diz que  tem boas expectativas para esta Páscoa.

“Antes eu vendia só em datas comemorativas, mas agora tenho uma loja e quero vender sempre. A gente espera o ano inteiro pela páscoa porque é o melhor período de vendas. Este ano vai ser minha primeira experiência assim e espero continuar vendendo doces o resto pelo resto deste ano inteiro”, disse a dona da L&L Doceria

  

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