A previsão é de mais chuva também na próxima semana

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
18/11/2016 às 08:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:42

A sexta-feira (18), em Belo Horizonte e Região Metropolitana, deve ser de tempo nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. A temperatura fica entre 18º e 27º e a umidade relativa do ar gira em torno de 70%.  

segundo informações do serviço de meteorologia PUC Minas Clima Tempo. 

Para a próxima semana vale o alerta, principalmente, para quem mora em área de risco e convive com os deslizamentos de terra.

Hoje, cerca de 2,1 mil edificações estão em risco alto de deslizamento. A situação é mais grave no Taquaril, na região Leste, nos aglomerados da Serra e Santa Lúcia, na região Centro Sul, no Jardim Alvorada, na região da Pampulha, e no Aglomerado Beira Linha e Conjunto Paulo VI, na região Nordeste. Ao todo, são 215 vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares, onde moram 451 mil pessoas, o equivalente a 19% da população da cidade, segundo o Diagnóstico da Situação das Áreas de Risco Geológico das Vilas e Favelas de Belo Horizonte. 

Na capital, após dois anos de seca, a expectativa é de um volume de chuva de 220 mm para este último trimestre do ano, que está dentro da média histórica. Em 2015 e 2014, o índice de 134,7 mm, que se repetiu nos dois anos, foi mais de 30% inferior ao esperado. 

Na última quarta-feira (16), foi registrada a primeira morte causada por desmoronamento de muro, desde o início do período chuvoso. Uma mulher de 63 anos foi atingida enquanto dormia.

No bairro Novo São Lucas, na Região Leste de Belo Horizonte, parte de um morro desabou em uma obra. Um jateamento de cimento não teria suportado a quantidade de água e teria cedido.

No Buritis, na Região Oeste, cinco apartamentos foram desocupados após a queda de um muro. Um apartamento precisou ser interditado. O muro teria desabado pois a estrutura de contenção de água da chuva do imóvel foi completamente destruída. Com o desmoronamento, terra e entulho invadiram um apartamento.

No interior do Estado, a situação não é diferente. Nessa quinta-feira (17), em Abaeté, na Região central do Estado, um forte temporal deixou ruas alagadas em vários pontos da cidade.

No dia 12 de novembro, um forte temporal causou estragos na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores. Um casal chegou a ficar preso em casa por causa de um deslizamento de terra que fechou a porta da residência. 

Em Além Paraíba, uma mulher também foi socorrida pelos militares por não conseguir sair de casa. A forte enxurrada acabou abrindo verdadeiros crateras em ruas e avenidas da cidade. Os militares improvisaram um desvio com entulho e madeira. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por