Dancin´Days

'Abra suas asas': sucesso dos anos 70 embala Beiço do Wando no domingo de Carnaval

Tema do bloco foi sucesso em novela; bateria é conhecida pelo repertório com músicas chamadas de brega cantadas por Wando, Reginaldo Rossi, Sidney Magal e Gretchen

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/02/2024 às 05:00.
 (Phillipe Guimarães / PhillsBr)

(Phillipe Guimarães / PhillsBr)

Com a expectativa de reunir cerca de 100 mil foliões, o bloco Beiço do Wando desfila neste domingo (11), segundo dia de Carnaval, em Belo Horizonte. Neste ano, pela primeira vez na história, o grupo escolheu um tema para guiar o cortejo. A estreia será com o enredo “Abra suas Asas”, inspirado na novela “Dancin'Days”. Aquele mesmo! que sugere que você "abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa!”.

O músico Ícaro Eugênio, um dos fundadores do bloco, explica que a proposta é fazer com que o público não tenha pudor de “se jogar” na folia. Ele conta que a ideia para o tema surgiu a partir dos ideais de liberdade difundidos sobretudo nas décadas de 70 e 80. 

“A nossa ideia é estimular ainda mais a diversidade, garantindo que as pessoas possam curtir o carnaval com a máxima liberdade, livres de qualquer tipo de preconceito. Tudo que envolve o nosso cortejo foi planejado de acordo com a temática, incluindo repertório, figurinos, decoração do trio e os adereços dos integrantes”, destaca.

(Phillipe Guimarães / PhillsBr)

(Phillipe Guimarães / PhillsBr)

No repertório, canções que remetem à memória afetiva do público, inspirado em sucessos de artistas como o próprio Wando e outros ícones da música popular como Reginaldo Rossi, Sidney Magal, Gretchen, Roupa Nova, Roberto Carlos, Odair José, Fábio Jr, Chitãozinho e Xororó, entre outros “românticos”.

O grupo deixa também uma dica para o folião que pretende se juntar ao cortejo neste domingo. Para deixar o público ainda mais no clima da época, a sugestão é que os foliões usem e abusem das referências das décadas relacionadas ao tema, explorando peças com recursos, materiais e até estilos que se popularizaram principalmente nos anos 1980. As roupas inclui itens como lantejoulas, paetês, polainas, ombreiras, estampas animal print e até os clássicos bigodes grossos, no estilo Freddie Mercury e do brasileiro Belchior.

Sobre o bloco

Considerado um dos 5 principais blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Beiço do Wando atrai um público bastante diverso, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos. Como o próprio nome diz, O Beiço do Wando surgiu como uma homenagem a um dos maiores ícones do “brega music”.

Criado em outubro de 2015 por agitadores culturais da capital mineira, o bloco reúne músicos que integram bandas autorais da cidade. Na busca de uma identidade um pouco mais original, a afinidade estética encontrada entre todos os fundadores foi a música brega. Atualmente, o bloco conta com uma bateria que reúne cerca de 170 integrantes.

(Phillipe Guimarães / PhillsBr)

(Phillipe Guimarães / PhillsBr)

Nos últimos anos o bloco contou com diversas participações especiais de convidados em seus desfiles, reunindo importantes nomes da música e da cultura popular, como a cantora e dançarina Gretchen, a presença ilustre da viúva do cantor Renata Lana e Maria Sabrina, filha do cantor/compositor homenageado pelo bloco, que é presença constante a cada edição.

Cortejo Bloco Beiço do Wando
Dia: domingo (11)
Concentração: 9h
Cortejo: saída às 10h
Local: Avenida Brasil, 1245 - Funcionários 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por