
O horário de entrada em abrigos foi ampliado para acolher as pessoas em situação de rua em Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, esta é uma das medidas adotadas em períodos de frio intenso.
“Em condições climáticas normais, a entrada é feita até às 18h, com exceção para aquelas pessoas que trabalham ou estudam no período noturno. Em períodos de frio, vamos acolher as pessoas que procurarem os abrigos em qualquer horário, inclusive de madrugada”, informa a PBH.
Segundo a administração municipal, a ocupação média nos abrigos aumentou de 85% para 95% com a queda na temperatura. " A PBH tem capacidade para abrir vagas emergenciais, caso seja necessário”, informou.
Entre as ações adotadas para acolhimento da população que vive nas ruas e está mais exposto a situações de frio intenso, a prefeitura ainda distribui cobertores e reforça a alimentação gratuita nos restaurantes populares.
Emergência
Em casos de emergência, apenas no período da noite, como um caso de hipotermia, a população de BH pode acionar o 153, telefone de plantão do Centro de Operações.
Para solicitações de atendimento que não são emergenciais, o pedido deve ser realizado no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Frio intenso
Com temperatura mínima de 7,1°C, Belo Horizonte registrou nesta quarta-feira (21) a manhã mais fria do inverno deste ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a medição foi feita por volta das 7h, na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da cidade.
As baixas temperaturas que atingem a capital mineira ocorrem devido ao avanço de uma massa de ar frio na região Sudeste do país, que aumenta a incidência de fortes ventos.