Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Abril chegará com explosão dos casos de dengue em Minas

Pedro Rotterdan - Hoje em Dia
Publicado em 25/03/2013 às 21:14.Atualizado em 21/11/2021 às 02:15.

Os casos de dengue em Minas devem aumentar drasticamente e atingir o pico na segunda quinzena de abril. Diante das 123.694 notificações e 28 mortes registradas até a semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se prepara para enfrentar uma epidemia ainda pior que a de 2010, quando as vítimas chegaram a 268.440. 

O cenário atual não é nada favorável. Entre 1º de janeiro e 31 de março daquele ano, houve 123.254 diagnósticos de dengue em território mineiro. Quatrocentos e quarenta a menos do que os já registrados em 2013, em um período sete dias menor.
 
Reação
 
Em 2010, o pico da dengue em Minas também foi em abril, com 73.569 casos. Por isso, a partir da próxima semana, serão concentrados esforços para distribuir 1 milhão de litros de água sanitária e criar unidades de hidratação de pacientes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Perigo doméstico
 
Cerca de 80% dos focos estão dentro das casas, segundo a SES. Para o secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge Souza Marques, a população precisa se mobilizar contra o mosquito Aedes aegypti. 
 
“Estamos comprando 30 veículos UBV (fumacê), 300 bombas costais e contratando mil agentes de endemia. Investimos R$ 40 milhões e não teremos limite. Mesmo assim, as pessoas precisam ajudar”, diz.
 
O secretário aposta na água sanitária como aliada importante, no papel de larvicida. “Vamos fazer o uso em massa. Ela agride menos o meio ambiente, é eficaz e oferece menor risco de intoxicação às pessoas. A diferença é que o larvicida tem validade de três meses e a água sanitária precisa ser lançada uma vez por semana”.
 
Outra preocupação é com o vírus tipo 4 da dengue, presente em 70% dos casos em Minas. “Essa situação nos pegou de surpresa. Pessoas com menos de 30 anos não têm resistência a esse sorotipo”, diz o secretário. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por