Acordo para funcionamento do maior hospital filantrópico do interior de Minas será assinado na 2ª
Unidade regional terá 427 leitos e R$ 127,5 milhões destinados à compra de equipamentos e reformas
O Hospital Regional de Teófilo Otoni (HRTO), que em pleno funcionamento será a maior unidade de saúde filantrópica do interior de Minas, deu um passo decisivo para finalmente abrir as portas. Na próxima segunda-feira (8), será assinado o acordo que garante os recursos para equipar e concluir a estrutura do complexo, que vai atender mais de 1,5 milhão de pessoas na macrorregião Nordeste do Estado.
O chamado Termo de Autocomposição, mediado pelo Tribunal de Contas (TCE-MG) em uma iniciativa inédita na área da saúde, prevê o repasse de R$ 127,5 milhões, vindos do acordo judicial da tragédia em Brumadinho - o rompimento da barragem matou 272 pessoas. Os recursos serão usados exclusivamente na compra de equipamentos hospitalares, itens permanentes, materiais de consumo e pequenas obras ainda necessárias.
Com 427 leitos, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta, pediátrica e neonatal, o HRTO será referência em média e alta complexidade. A unidade vai oferecer pronto-socorro, centro cirúrgico, bloco de internação, farmácia e serviços de diagnóstico como tomografia, ressonância, raio-x, ultrassonografia, mamografia e endoscopia. Também estão previstos atendimentos em ortopedia, neurologia, queimados e cirurgias eletivas, além de heliponto para urgências.
“(O hospital) vai reorganizar de fato toda a rede de urgência e emergência, a alta complexidade, e vem para somar aos hospitais que já existem na região”, disse, recentemente, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. A expectativa é de que o funcionamento pleno da unidade gere cerca de 3 mil empregos.
Acordo para funcionamento
O acordo será assinado às 16h na sede do TCE-MG, em Belo Horizonte. Estarão presentes o governador Romeu Zema (Novo), o presidente do tribunal, conselheiro Durval Ângelo e o coordenador da Mesa de Conciliação do TCEMG, conselheiro Agostinho Patrus.
A expectativa é que a data de início de funcionamento da unidade de saúde seja informada durante a assinatura do acordo.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: