
Agricultores familiares que sofreram com o impacto do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, receberão auxílio de duas Unidades de Referência Tecnológica voltadas para a cadeia produtiva de leite. A iniciativa é uma das ações previstas para serem cumpridas após assinatura de uma parceria entre a Emater-MG, a Ruralminas e o Instituto Bioatlântica (IBIO).
O termo de cooperação prevê a implantação de ações para a melhoria nos sistemas de produção agropecuária, além do desenvolvimento de projetos técnicos com o acompanhamento de profissionais da extensão rural. A parceria terá duração de três anos, podendo ser prorrogada.
As iniciativas previstas no acordo incluem o registro de estabelecimentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), cursos de manejo de pastagem e de esgotamento sanitário rural, proteção de nascentes, implantação de sistemas agroflorestais em Áreas de Preservação Permanente (APP), instalação de caixas de infiltração de água no solo e adequação de estradas vicinais.
A elaboração de um atlas e a recuperação da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão do Boi, que banha os municípios de Caratinga, Bom Jesus do Galho, Entre Folhas e Vargem Alegre, também está prevista para ser realizada.
(*) Com informações da Agência Minas