Açougues de Belo Horizonte irão vender carne de boi mais barata na próxima quinta-feira (2), no Dia Livre de Impostos (DLI). O corte de músculo bovino, que tem sido comercializado a um preço médio de R$ 39,90 pode custar R$ 24. A ação é da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH).
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), nos últimos 12 meses, o músculo ficou 6,5% mais caro. Segundo o Impostômetro, medidor que acompanha a incidência dos impostos no país, atualmente, 29,0% do valor final da carne bovina corresponde a impostos. Em alguns casos, esse índice pode chegar a 40,0%.
As “ofertas” serão válidas para três açougues da Feira dos Produtores - Avenida Cristiano Machado, 1950 – Cidade Nova, região Nordeste da capital. Os valores e as quantidades das mercadorias que serão vendidas sem a incidência de impostos no valor final dos produtos e a lista de lojas participantes estão disponíveis na internet.
Dia livre de impostos
O Dia Livre de Impostos tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária do país, especialmente a relativa ao consumo como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte e Comunicação (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).
Leia mais:
Obras na Via 240, em BH, devem ser finalizadas em agosto de 2022, diz Copasa
Acidente entre dois caminhões e carro de passeio deixa uma pessoa ferida no Sul de Minas