
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) Juliano Lopes (Podemos) é suspeito de agredir com dois socos um policial militar na noite de sábado (25) durante uma festa de aniversário no bairro Itapoã, na região da Pampulha. Já o vereador afirma ter sido vítima de agressão, e disse que os militares conduziram uma abordagem “truculenta e desproporcional”.
Pelas redes sociais, o vereador publicou o recorte de um vídeo do circuito de segurança, no momento em que leva um chute do policial. As imagens não mostram o início da confusão e nem o desfecho.
Segundo Juliano Lopes, ele estava reunido com os amigos em um evento social quando os militares chegaram no local. “Quando o anfitrião tentou dialogar de forma pacífica com os agentes, recebeu voz de prisão de maneira arbitrária”, declarou.
“Diante disso, todos os presentes, inclusive eu, nos aproximamos na tentativa de acalmar os ânimos e apaziguar a situação. Foi nesse momento que fui agredido com chutes na virilha por um dos policiais, sem qualquer justificativa ou provocação de minha parte, conforme pode ser visto na imagem”, disse.
O vereador afirmou ainda que repudia qualquer tipo de violência e abuso de autoridade, reiterando que respeita a Polícia Militar de Minas Gerais e seus servidores. “Esse militar é uma exceção na corporação e lamento sua falta de preparo”.
O Hoje em Dia entrou em contato com a PMMG e aguarda retorno. A reportagem também procurou a Polícia Civil para saber sobre a investigação do caso.
O que diz o BO?
Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), os policiais estavam atrás do aniversariante, que teria desacatado um dos militares. O homem teria discutido com os agentes durante a abordagem de um motorista suspeito de embriaguez.
O autor do desacato entrou no prédio onde estava acontecendo o evento e os policiais o seguiram para dar voz de prisão. Nesse momento, pessoas que estavam na confraternização, como Juliano Lopes, teriam tentado intervir na atuação policial.
"Não vai prender, não vai prender", teria dito o vereador, segundo o BO. Em seguida, ele desferiu dois socos contra o agente.O policial revidou com um chute na virilha, conforme é visto no vídeo, e deu voz de prisão ao parlamentar.
Leia mais: