Contra o Preconceito

Adeus, bengala! BH ganha nova identificação das vagas de estacionamento reservadas para idosos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/04/2023 às 17:46.
A nova figura indicativa de vaga reservada para idosos em BH traz uma pessoa em pé, com postura reta, e a indicação "60+" (PBH / Divulgação)

A nova figura indicativa de vaga reservada para idosos em BH traz uma pessoa em pé, com postura reta, e a indicação "60+" (PBH / Divulgação)

Belo Horizonte começou a substituir as imagens que identificam as vagas de estacionamento exclusivas para idosos. Segundo a Resolução 965/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a representação de um idoso curvado, com uma bengala, foi substituída por uma pessoa em pé, com postura reta e o sinal de “60+” ao lado. A mudança tem como objetivo combater o preconceito contra essa parcela da população.

A resolução entrou em vigor em junho de 2022, mas concedeu um prazo de cinco anos para as instituições envolvidas se adequarem às novas determinações. De acordo com a PBH, a credencial usada pelos idosos da capital que têm direito a estacionar nas vagas reservadas já traz a novidade.

Belo Horizonte possui 877 vagas reservadas para veículos que transportam ou que sejam conduzidos por idosos. A Prefeitura lembra que, para estacionar nesses locais, é obrigatório o uso da credencial, que deve ser colocada no painel do carro, sempre em local visível.

Esse documento pode ser solicitado por moradores da capital acima de 60 anos pela internet, no portal de serviços da PBH. Basta seguir todas as instruções e enviar os documentos necessários: foto da identidade, do CPF e do comprovante de residência. Após a verificação das informações, a credencial é emitida pela BHTrans em até 15 dias e entregue pelos Correios.

A credencial dos idosos também deve ser usada nas vagas reservadas em locais privados, como shoppings, aeroportos, rodoviária e estabelecimentos comerciais.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por