A agência foi multada em mais de R$ 205 mil como pena prevista na conclusão de processo administrativo instaurado pelo Procon-MG (Itaú/Divulgação)
Uma agência do Banco Itaú, que fica na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi multada em R$ 205 mil pelo Procon de Minas Gerais por irregularidades no atendimento a idosos e pela falta de divisórias nos locais onde há movimentação de dinheiro.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Procon fiscalizou a agência em março do ano passado e identificou os problemas. Foi oferecida a oportunidade do Itaú assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Transação Administrativa (TA), mas a proposta não foi aceita.
Na decisão, a Promotoria destacou que o consumidor tem o direito de acesso à informação adequada, fundamental para que ele tenha uma boa experiência em um estabelecimento.
O órgão ressalta, ainda, que a obrigatoriedade da instalação de dispositivos de segurança nas agências e nos postos de serviços das instituições bancárias e financeiras está prevista na Lei Estadual nº 19.433/11, que acrescentou dispositivos à Lei Estadual 12.971/98.
O valor da multa deve ser direcionado pela agência à conta do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.
Em nota, o Banco Itaú disse que todos os pontos destacados pelo Procon já foram regularizados na agência em questão e que trabalha para manter o atendimento de qualidade de suas agências.
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