Desabastecimento

Agência reguladora reconhece falta d'água na Grande BH, promete ações emergenciais, mas não dá prazo

Da Redação*
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Publicado em 16/11/2023 às 15:57.
Falta de água vai ocorrer por causa de manutenção programada (Agência Brasil/Arquivo)

Falta de água vai ocorrer por causa de manutenção programada (Agência Brasil/Arquivo)

Autarquia estadual responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água em Minas, a Arsae-MG informou que está ciente dos casos de desabastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em meio à onda de calor, algumas cidades têm registrado temperaturas que beiram os 40°C.

A Arsae-MG informou que está adotando as medidas legais que garantam, o quanto antes, o reestabelecimento dos serviços aos usuários. No entanto, não há prazo. O órgão disse que avalia, junto à prestadora, as causas da falta d’água e as providências a serem tomadas. 

"A Coordenadoria Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização está atuando de forma célere junto ao prestador, de modo que o serviço seja reestabelecido no menor tempo possível, garantido aos usuários a continuidade da prestação dos serviços. Os agentes de fiscalização foram acionados e estão acompanhando de perto a situação".

Serviços essenciais

Segundo uma resolução da Arsae-MG, no caso de paralisação do serviço de abastecimento de água com duração superior a 12 horas, o prestador de serviços deve prover abastecimento alternativo, via veículo transportador, aos usuários que prestam serviços essenciais que solicitarem o serviço". 

Desse modo, usuários que prestam serviços essenciais (creches e escolas de ensino infantil e fundamental; hospitais e unidades de atendimento destinadas à preservação da saúde; estabelecimentos de internação coletiva), possuem direito ao abastecimento por meios alternativos para que os serviços não sejam impactados. 

Para que essa garantia seja mantida, é necessário que eles solicitem esse serviço junto ao prestador por meio de seus canais oficiais de atendimento:

Call Center: 0800 0300 115 ou 115; 

Aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android; 

Agência Virtual e WebChat, ambos disponíveis em www.copasa.com.br. (A Agência Virtual está disponível todos os dias, 24h por dia. Já o atendimento humanizado via WebChat é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h); 

WhatsApp: (31) 99779-7000 (Atendimento humanizado via WhatsApp é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h).

Caso não sejam atendidos a orientação é que entrem em contato com a Arsae-MG.

A Arsae-MG atende a população pelo telefone 0800 031 92 93; via internet, por de formulário eletrônico no site; pelo MG-App e, por meio do WhatsApp no (31) 3915-9293.

* Com informações da Agência Minas

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