Oito casas localizadas no bairro Conjunto Paulo VI, região Nordeste de Belo Horizonte, permanecem interditadas neste domingo (30) por risco de desabamento. A interdição ocorre após o deslizamento de um barranco nesse sábado (29) soterrar quatro pessoas e matar uma delas, uma mulher de 57 anos.
Na manhã deste domingo (30), equipes da prefeitura atuam na limpeza e recuperação da área afetada. Até as 11h20, os cerca de 50 agentes das secretarias de Obras e de Limpeza Urbana já haviam recolhido 30 toneladas de barro, lixo e entulho no bairro Conjunto Paulo VI. Eles também distribuem lonas para proteção das áreas afetadas.
A região Nordeste, além de ser onde mais choveu neste mês em BH, também é a que mais registrou ocorrências de chuvas. Do dia 19 de dezembro até este domingo, 41% dos estragos e riscos foram concentrados ali. Somente nesse sábado, ocorreram 28 deslizamentos na região.
Previsão e alerta
Para os próximos dias, a previsão é que as pancadas de chuva moderada a forte continuem em BH. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas, lembra que, com o solo encharcado pela chuva dos últimos dias, é importante que a população fique atenta aos riscos geológicos.
"É um período crítico. Só neste fim de semana foram mais de 30 deslizamentos, quedas de muro, escorregamentos e deslizamentos de terra", alerta.
Leia mais: