São 420

Álbum de figurinhas e busca pelo nº 1: novos ônibus de BH viram 'brincadeira' na web

Belo-horizontinos se divertem na busca pelos veículos numerados pelas ruas da capital

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
28/12/2023 às 17:40.
Atualizado em 28/12/2023 às 19:26
Postagem com o ônibus número 1 (Reprodução / BH da Zueira)

Postagem com o ônibus número 1 (Reprodução / BH da Zueira)

Nada é tão sério que não possa virar meme ou zoeira na internet. Um caso recente envolve os novos ônibus em circulação em Belo Horizonte. São 420, de acordo com a prefeitura. Todos devidamente numerados com uma plotagem na traseira. E é aí que entra a brincadeira: cadê o número 1?

Um perfil que se auto entitula como 'canal de humor e entretenimento', por exemplo, tem recebido (e postado) foto de seguidores mostrando os números que vêem pelas ruas da capital. E em uma das postagens do 'BH da Zueira' aparece o procurado "nº 1'. 

Também tem tido bastante repercussão a ideia de um estudante da capital, que criou um álbum de figurinhas - tipo aqueles famosos nas épocas de Copa do Mundo - para completar com imagens dos novos ônibus.

(Pod Ônibus / Reprodução)

(Pod Ônibus / Reprodução)

Recentemente, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou uma campanha para promover os novos ônibus adquiridos, colocando um adesivo na traseira com números que vão de um a 420, identificando cada um dos veículos.

A busca por todos os números estimulou a curiosidade de muitos belo-horizontinos, mas principalmente de Thiago Daniel, de 20 anos, aluno de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criador do álbum. “A ideia surgiu quando vi uma publicação no X (antigo twitter) de uma pessoa postando o ônibus de número 39 e falando que foi o mais baixo que ele já viu”.

Thiago conta que entrou nos comentários da publicação e viu um monte de pessoas mandando fotos de ônibus com outras numerações e teve a ideia de juntar todas em um só lugar. “Na hora que publiquei a thread com as fotos e falando do álbum, já explodiu de pessoas comentando e curtindo”.

O engajamento foi tanto que motivou o estudante de antropologia a criar o álbum de forma online, para que conforme as pessoas vão mandando as fotos, ele vá “colando” as figurinhas. No momento da públicação desta matéria, o post estava com mais de 88 mil curtidas, 12 mil compartilhamentos e 2,2 mil comentários.

“O objetivo é completar as 420 figurinhas e até o momento já encontramos 328 com a ajuda dos seguidores. Faltam 92 e vamos continuar procurando”, DisseThiago.

Se todo álbum tem aquela figurinha rara, este não seria diferente. A busca pelo ônibus plotado com o número três causou brincadeiras e “alvoroço” após a dificuldade em localizar o veículo. Seguidores brincavam que o ônibus não existia e que a prefeitura podia até ter escondido ele. Após uma longa busca e diversas “zoações”, o automóvel foi encontrado.

Nesta terça-feira (26), o transporte público de Belo Horizonte voltou aos holofotes por conta do aumento no valor da passagem, que subiu de R$ 4,50 para R$ 5,25. E apesar da brincadeira, essa “viralização” da brincadeira também é uma forma de colocar em evidência o serviço prestado. “Esse álbum também é uma forma de analisarmos e até cobrarmos como está a qualidade dos ônibus na nossa cidade. É uma forma de pressionarmos pela melhoria na qualidade”.

O estudante tem uma relação com o transporte público de BH. Para chegar à faculdade, ele pega ônibus diariamente e para passar o tempo se revezava entre escutar música e podcast, até que teve a ideia de criar o próprio programa, chamado “Pod Ônibus”, no qual ele trata sobre decepções amorosas, para as pessoas escutarem enquanto viajam até o trabalho, faculdade ou para casa.

A busca pelas figurinhas restantes continua. Para as pessoas que queiram ajudar, o Thiago criou um drive onde ele disponibiliza as “figurinhas” que já foram encontradas. Caso a pessoa tenha foto de algum dos ônibus que ainda não foi postado, é possível mandar por meio das redes sociais do “Pod Ônibus”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por