Oportunidade

Alunos de escolas públicas de Minas ganham bolsa para estudar na Índia e nos EUA

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
06/08/2022 às 17:00.
Atualizado em 06/08/2022 às 17:01
Na foto, o uberabense Arthur ao centro e a ibiritense Kimberly à esquerda  (Arquivo Pessoal)

Na foto, o uberabense Arthur ao centro e a ibiritense Kimberly à esquerda (Arquivo Pessoal)

Quatro estudantes mineiros de escolas públicas estão vivendo a experiência de morar e estudar no exterior. Dois deles embarcaram para a Índia há pouco mais de duas semanas e permanecerão no país asiático até meados deste mês. Os outros dois foram para os Estados Unidos, onde ficarão quatro semanas.

A iniciativa é da ONG internacional AFS Intercultural Programs, sem fins lucrativos, que oferece aprendizagem por meio de programas de intercâmbio a estudantes com bolsas integrais.

A jovem Kimberly, de 17 anos, natural de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é uma das alunas contempladas com a bolsa para a Índia. Ela está hospedada em uma moradia com outros estudantes selecionados.

"Estar em intercâmbio é aprender constantemente sobre respeito, empatia e importância das diferenças", afirmou. A adolescente disse que vive um "sonho", mas ponderou: "Exige muita coragem".

(Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

"Não é fácil largar a sua vida no seu país e ir para o outro lado do mundo, com outro idioma, outra cultura, comidas completamente diferentes e sem conhecer ninguém", comentou a jovem.

Natural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Arthur Costa Pereira, de 16 anos, é colega de hospedagem de Kimberly na Índia. Ele disse que essa oportunidade teve como base muito estudo, especialmente do idioma inglês.

"Estudo a língua desde 2016, mas aprendi mesmo quando passei a estudar sozinho, a partir do início da pandemia (em 2020). Foi quando me interessei pela temática 'exterior' e 'intercâmbios'", explicou.

(Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

Para quem também deseja uma oportunidade de estudar no exterior, Arthur sugeriu: "Envolvam-se bastante em projetos que possam te destacar na comunidade. Além de boas notas e conhecimento da língua do país para onde você pretende ir", afirmou.

Como se inscrever
Interessados em concorrer a uma das bolsas integrais ofertadas pelo AFS devem se inscrever gratuitamente no site da ONG. As inscrições no momento estão fechadas, mas novas vagas serão abertas em 2023.

"É importante que os interessados acessem o nosso site com frequência para saber sobre lançamentos", recomendou a coordenadora de envio e vistos do AFS, Fernanda Rodrigues. 

Além da Índia e dos Estados Unidos, também são destinos possíveis: Egito, Bélgica e Reino Unido. O candidato pode mencionar, na inscrição, o país de preferência, embora a distribuição de vagas seja feita pelos organizadores da bolsa.

Aprovados na primeira fase passam por entrevistas, para serem conhecidos pelos organizadores. Também é verificado o nível de conhecimento de inglês.

O resultado, com os nomes dos bolsistas e suplentes, é divulgado no site do AFS. A bolsa é financiada pela empresa petrolífera britânica British Petroleum.

Para Fernanda Rodrigues, a "experiência do intercâmbio amplia o aprendizado do jovem, que começam a entender melhor as diferenças culturais e o papel da cultura na formação de nossas identidades".

"Um estudante que faz intercâmbio com o AFS adquire uma maior capacidade e comprometimento em contribuir para a paz mundial, pois tem uma facilidade maior em construir relações interculturais", completou a coordenadora da ONG.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por