durante aula

Alunos protestam após professora dizer que atravessaria rua ao ver homem negro à noite, em BH

Lucas Sanches
@sanches_07
20/04/2022 às 08:34.
Atualizado em 20/04/2022 às 09:27
 (Reprodução/Street View)

(Reprodução/Street View)

Alunos da Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira, no bairro Jardim dos Comerciários, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, fizeram uma manifestação no pátio da instituição na terça-feira (19), contra um comentário racista que teria sido feito por uma das professoras durante a aula. 

A direção da instituição acionou a polícia após a confusão. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a turma estava em uma discussão sobre machismo e feminismo, até que surgiu também a temática do racismo. A professora teria comentado sobre racismo estrutural e o sistema de cotas, comparando a criação das famílias com o tempo. 

A docente teria dito que "se estivesse andando durante a noite e visse um homem negro, ela atravessaria devido às questões enraizadas da criação". Disse ainda que, por outro lado, a criação da filha foi totalmente diferente, sendo mais participativa em movimentos raciais.

No mesmo dia, os alunos se reuniram no pátio afirmando que ela teria feito um comentário racista. Com os ânimos exaltados, a professora precisou ser acompanhada pelos militares para deixar a escola, e contou que as informações divulgadas vieram de partes mal interpretadas da aula.

Uma das alunas confirmou à PM que o tema foi abordado em sala, incluindo a parte em que a professora afirma que atravessaria a rua ao se deparar com uma pessoa negra. Ela teria gravado o comentário, mas não compartilhou entre os colegas.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) afirmou que "a equipe de inspeção escolar irá apurar a situação, e um relatório será elaborado para avaliar quais medidas poderão ser tomadas". Foi registrado um boletim de ocorrência, e as partes foram ouvidas na delegacia.

A SEE afirmou ainda repudiar quaisquer atitudes do tipo, e não informou como será a rotina de aulas nos próximos dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por