Uso gratuito

Alvos de vandalismo, lunetas na rua Sapucaí e na orla da Lagoa da Pampulha são reinstaladas

Equipamentos passaram por manutenção e reinstalação das etiquetas com indicações dos atrativos turísticos visíveis

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/05/2025 às 16:27.Atualizado em 21/05/2025 às 18:41.
As lunetas giram nos sentidos vertical e horizontal e contam com etiquetas explicativas sobre os atrativos visíveis (Renan Rocha / divulgação PBH)
As lunetas giram nos sentidos vertical e horizontal e contam com etiquetas explicativas sobre os atrativos visíveis (Renan Rocha / divulgação PBH)

Já estão à disposição de moradores e turistas lunetas de observação de Belo Horizonte - algumas foram alvo de vandalismo. Ao todo, são oito equipamentos - dois na rua Sapucaí (bairro Floresta) e seis na orla da Lagoa da Pampulha, que foram retiradas para manutenção.

De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (21) pela Prefeitura da capital, as lunetas, de uso gratuito, foram restauradas, com troca de peças, revisão dos elementos óticos, limpeza, pintura e reinstalação das etiquetas com indicações dos atrativos turísticos visíveis em cada ponto.

Segundo a PBH, o contrato de manutenção das lunetas foi firmado por um período de três anos, com valor anual de R$ 85 mil. O contrato prevê a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, incluindo a restauração das estruturas.

Os equipamentos estão instalados em locais estratégicos dos cartões-postais. Na Pamulha, é possível ver parte do Conjunto Moderno eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na Sapucaí, observar a vista privilegiada do centro de BH e dos murais de arte urbana.

As lunetas possibilitam uma observação terrestre interativa, com lentes antirreflexivas de alta qualidade e foco pré-ajustado, o que facilita o uso por pessoas de todas as idades.

Os equipamentos giram nos sentidos vertical e horizontal e contam com etiquetas explicativas sobre os atrativos visíveis, incentivando a descoberta e valorização do patrimônio cultural da cidade.

As lunetas contam ainda com materiais resistentes à água, vento e demais intempéries, garantindo durabilidade e segurança para o uso ao ar livre. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas para a valorização do turismo urbano, da paisagem cultural e do patrimônio de Belo Horizonte. 

Confira a localização das lunetas

Rua Sapucaí

  • Os equipamentos estão próximos aos números 193 e 303

Orla Pampulha

  • Mirante Santa Rosa (Pôr do sol). Av. Otacílio Negrão De Lima, 445
  • Mirante São Luís. Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.840
  • Mirante Bandeirantes. Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.200
  • Mirante do Grande Hotel (península). Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.000
  • Mirante Vertedouro. Av. Otacílio Negrão de Lima, 17.946
  • Mirante do Biguá. Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.564

Leia mais:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por