O Anel Rodoviário vai ganhar uma nova área de escape em Belo Horizonte. O local exato ainda não está definido mas, segundo a prefeitura de BH, a construção do novo dispositivo de segurança é certa. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), nesta sexta-feira (18).
A nova área de escape será feita com recursos federais do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O investimento contempla também um conjunto de obras ao longo da extensão do Anel Rodoviário, incluindo a construção de 12 novos viadutos. A previsão é que as intervenções nos viadutos sejam iniciadas até abril de 2024.
Em coletiva com a imprensa, Henrique Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirmou que R$35 milhões já foram liberados pelo Governo Federal e a previsão é que o projeto executivo da nova área de escape seja feito no próximo ano, em paralelo com as obras de modernização e ampliação dos viadutos.
“Vários estudos são feitos, inclusive matemáticos, com engenharia plena, para definir qual local será executado. Nós estamos trabalhando nisso, não temos ainda ainda o local exato mas que vai ter, vai ter”, reforçou Castilho.
A área de escape já existente, na descida do bairro Betânia, região Oeste de BH, já evitou 22 acidentes graves em um ano, nove deles dirigiam carretas. A maioria dos veículos estava sem freios ou apresentava falhas decorrentes da falta de manutenção.