Precaução

Animais do Hospital Veterinário da UFMG são transferidos às vésperas da Stock Car

Animais vão permanecer provisoriamente em uma fazenda da universidade em Igarapé, em outras escolas e hospitais e no sítio de um aluno de residência

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
13/08/2024 às 13:37.
Atualizado em 13/08/2024 às 14:08
Equinos entram em caminhão para a viagem de saída da UFMG (Bruno Ihara/ UFMG)

Equinos entram em caminhão para a viagem de saída da UFMG (Bruno Ihara/ UFMG)

Animais da Escola de Veterinária e do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais começaram a ser transferidos para a realização da etapa da Stock Car, em Belo Horizonte, que será realizada de 15 a 18 de agosto em torno do Mineirão. Nesta terça-feira (13), seis equinos serão levados em três viagens.

O primeiro grupo de sete equinos foi transportado na segunda-feira (12). Na quarta (14), serão mais seis bovinos, dois equinos e seis cães. Animais vão permanecer provisoriamente na Fazenda de Igarapé (Fazenda Experimental Hélio Barbosa, da UFMG), em outras escolas e hospitais e no sítio de um aluno de residência do Hospital Veterinário.

Vinte e um animais de grande porte (equinos e bovinos) serão transferidos para outros locais (Arquivo Escola de Veterinária)

Vinte e um animais de grande porte (equinos e bovinos) serão transferidos para outros locais (Arquivo Escola de Veterinária)

Segundo a UFMG, o Hospital Veterinário atende de 70 a 100 animais por dia.

“A unidade estará fechada de quinta a domingo, e os pacientes que porventura aparecerem com problemas mais sérios – apesar da divulgação do esquema extraordinário para esta semana – serão encaminhados a uma clínica parceira na Pampulha ou seguirão para a unidade de preferência do tutor”, informa a diretora do Hospital, professora Christina Malm.

A UFMG informou ainda que os bichos silvestres e os cães e gatos que vivem no campus serão monitorados durante o período de maior impacto da corrida, quando o ruído poderá causar desequilíbrio de comportamento e eventuais atropelamentos, por exemplo. 

Cabras que pariram recentemente e outras grávidas – que já tiveram que deixar o capril, que é próximo demais da pista da Stock Car – e 45 bezerros não podem ser transportados e precisam ser mantidos no ambiente controlado na área da Escola e do Hospital Veterinário.  

*Com informações da UFMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por