Revitalização

Anos após poda radical para combater 'mosca-branca', av. Bernardo Monteiro vai ganhar novas árvores

Pisos, iluminação e mobiliário também serão revitalizados no trecho entre a Brasil e a Praça Hugo Werneck

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
28/07/2023 às 19:21.
Atualizado em 28/07/2023 às 19:28
Projeção da "nova" avenida Bernardo Monteiro (PBH/Divugação)

Projeção da "nova" avenida Bernardo Monteiro (PBH/Divugação)

O projeto de revitalização do Conjunto Histórico e Paisagístico da avenida Bernardo Monteiro, no trecho entre a Brasil e a Praça Hugo Werneck, na região hospitalar, foi aprovado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A obra visa a recuperar toda a área acometida pelas infestações da “mosca-branca”, que causaram a morte de vários dos exemplares de ficus existentes na via. A obra integra o programa de requalificação do Centro.

O projeto prevê a implantação de árvores de grande porte com copas frondosas para garantir a continuidade da paisagem e das condições de conforto ambiental anteriormente existentes no local. Além disso, será feita a revitalização geral dos espaços, incluindo não somente a vegetação, mas também pisos, iluminação, mobiliário e demais equipamentos, além do retorno das feiras no canteiro central da avenida. 

A escolha da empresa que elaborou os projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, e os projetos executivo e complementar, se deu por meio de um concurso público realizado com recursos do Fundo Municipal de Defesa Ambiental e edital publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com os projetos aprovados, agora serão abertos os procedimentos para a execução da obra, com finalização prevista para ocorrer até o fim do ano que vem.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, “assim como todas as ações contempladas pelo programa de requalificação do Centro, o projeto de revitalização da Bernardo Monteiro visa devolver as riquezas do nosso eixo central e a dignidade à comunidade que vive e transita pela região. Do ponto de vista ambiental, o resgate dos ecossistemas em áreas de intensa urbanização é, além de um desafio, um legado importante que podemos deixar à nossa capital”, afirma. 

Apesar do anúncio, a PBH não informou qual a previsão de entrega da obra.

* Com informações da PBH

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por