Apesar da agilidade, Move faz um mês com desafios

Danilo Emerich - Hoje em Dia
08/04/2014 às 07:46.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:00
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

O BRT/Move completa nesta terça-feira (8) um mês de funcionamento em Belo Horizonte. Em meio a obras, o novo tipo de transporte garante mais agilidade e conforto para os passageiros. Porém, o sistema está longe de ser ideal, esbarrando em diversas falhas, como a falta de informação e segurança.

A BHTrans não informa quantos usuários foram transportados desde 8 de março, nem quando serão os próximos passos de implantação. Nenhum diretor da empresa foi colocado à disposição para prestar informações. Segundo a assessoria de imprensa, os dados serão repassados durante uma entrevista coletiva nesta semana.

NA PISTA

Uma série de problemas persiste, principalmente na Estação São Gabriel. O local ainda está em obras e o teto está inacabado. Não há assentos para quem aguarda os ônibus, as escadas rolantes estão desativadas e faltam até extintores de incêndio.

Outro problema é a pouca informação para o embarque, sendo necessário, a todo momento, o alerta dos ajudantes da BHTrans. Os painéis informando os horários também não existem. E alguns dos equipamentos nas estações de transferência das avenida Cristiano Machado e Santos Dumont apresentavam problemas.

A analista de sistema Natália Campos de Oliveira, de 23 anos, adotou o BRT/Move e elogia o sistema pela agilidade. Porém, a nutricionista Patrícia de Almeida, de 32 anos, critica a falta de informações. “Está mais rápido e confortável, mas o intervalo entre os ônibus deveria ser menor”, disse.

O coordenador do departamento de trânsito e transporte da Fumec, Márcio Aguiar, criticou a falta de informação e disse que um mês é tempo suficiente para corrigir esse tipo de problema. “As obras estão atrasadas. A falta de informação deixa o usuário confuso. Além disso, os motoristas estão deixando um vão grande entre o veículo e as plataformas, criando risco de acidentes”, alertou.

Desde 8 de março, três linhas operam com 22 ônibus articulados. Segundo o diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marx Couto, no anúncio do aumento da tarifa, na sexta-feira, novas 15 linhas, sendo três troncais, entrarão em operação na avenida Cristiano Machado a partir de 15 de abril.

A implantação total do sistema está prevista para até fim de maio, mas as primeiras linhas na avenida Antônio Carlos começam a operar ainda em abril.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por