R$ 30 mil

Após 3° dia de greve no metrô, CBTU aciona Justiça para que sindicato dos trabalhadores seja multado

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
23/03/2022 às 15:10.
Atualizado em 23/03/2022 às 15:44
Metrô de BH circula com intervalos maiores nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro (MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

Metrô de BH circula com intervalos maiores nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro (MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

A Companhia Brasileira de Trens (CBTU) acionou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para para que seja aplicada a multa de R$ 30 mil por dia devido à greve no metrô.

A punição seria dada ao Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos (Sindimetro-MG). A paralisação da categoria ocorre desde segunda-feira (21), impedindo as viagens nos horários de pico.

A CBTU compreende que o sindicato “desafia a “credibilidade” do Judiciário” ao descumprir a ordem judicial que determina a escala mínima das 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h.
 
O TRT confirmou que a CBTU solicitou a aplicação da multa, mas que o pedido não foi apreciado.

De acordo com o Sindimetro, a multa não pode ser aplicada pois, de acordo com o despacho do Desembargador do Trabalho, César Pereira da Silva Machado Júnior do Dentro, o Sindimetro tem 15 dias para responder a decisão.

Ao Hoje em Dia, o Sindimetro disse ainda que CBTU está tentando tirar o foco do verdadeiro motivo da greve, que é a defesa do emprego dos 1.600 funcionários. Os trabalhadores protestam contra o modelo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que, segundo eles, culmina na demissão dos funcionários atuais.

Nesta quarta-feira (23), às 17h30, acontece mais uma assembleia para discutir os resultados e desafios da greve, na Estação Central.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por