Veja quais

Após aumento de casos de doenças respiratórias, 5 postos de saúde vão abrir sábado em BH

Unidades também vão disponibilizar a vacina contra a gripe para todas as idades - a partir de 6 meses

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/05/2025 às 15:31.Atualizado em 07/05/2025 às 15:36.
Centro de Saúde Heliópolis, na região Norte de Belo Horizonte, será um dos que estará aberto no sábado (Valéria Marques/ Hoje em Dia)
Centro de Saúde Heliópolis, na região Norte de Belo Horizonte, será um dos que estará aberto no sábado (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

Cinco centros de saúde da rede pública de Belo Horizonte estarão abertos neste sábado (10). Além de prestar assistência, os locais também vão disponibilizar a vacina contra a gripe para o público a partir de 6 meses de idade. As aplicações serão das 8h às 17h.

As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Heliópolis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão das 7h às 19h. Os endereços podem ser verificados on-line.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida será adotada para oferecer atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de doenças respiratórias.

No dia 30 de abril, a capital mineira decretou situação de emergência em saúde pública, após registrar um aumento de 48,97% nos casos diagnosticados. 

Neste ano, até o momento, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos às pessoas com sintomas de doenças respiratórias na rede SUS-BH, sendo cerca de 65% nas cinco regionais definidas estrategicamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para reforçar o cuidado a partir de sábado.

A orientação da secretaria é que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde. Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam voltadas para o cuidado de casos mais graves e urgentes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por