Sem fila por idade

Após baixa adesão, Minas avalia liberar dose contra Covid para todas crianças com mais de 5 anos

Luiz Augusto Barros
@luizaugbarros
05/02/2022 às 11:30.
Atualizado em 05/02/2022 às 12:03
 (Helene Santos/Sesa/ Divulgação)

(Helene Santos/Sesa/ Divulgação)

Com doses sobrando devido à baixa adesão à vacinação infantil contra a Covid, Minas poderá liberar a imunização de todas as crianças de 5 a 11 anos, sem a necessidade de convocações por idade ou condição de saúde. A discussão já está em andamento na Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, a SES está verificando como incluir a nova recomendação aos municípios. Atualmente, o cronograma dá preferência ao público com comorbidades. 

Belo Horizonte, por outro lado, já descartou a medida. Em entrevista recente, o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, rechaçou a ideia. “E se todas as pessoas dessa idade resolverem vacinar no mesmo dia? O que vai acontecer com as escolas? Vão ficar 193 mil pessoas na fila. Isso é de uma irresponsabilidade que não consigo nem pensar”, disse no último dia 26.

Com expectativa de ter doses suficientes para imunizar 1,8 milhão de meninos e meninas, o Estado tem como meta aplicar ao menos a primeira dose ainda em fevereiro. 

De acordo com o Vacinômetro, Minas dispõe, até o momento, de 1,2 milhão de doses infantis. Novas unidades ainda devem chegar na próxima semana.

Até essa sexta-feira, 99 mil mineiros com menos de 10 anos testaram positivo para o vírus. Destes casos, 86 evoluíram para óbito. Diante disso, a coordenadora estadual fez um alerta aos pais, principalmente por conta das notícias falsas sobre os imunizantes que circularam nas redes sociais.

“Temos que ter muito cuidado neste momento para não deixarmos de proteger as crianças por causa de informações erradas e deixá-las em risco de desenvolver a forma grave da doença, que pode até evoluir para óbito”, disse Josianne Dias Gusmão.

Em Minas, quase 17 milhões de moradores foram vacinados contra a Covid, número equivalente a 84% da população com 5 anos ou mais. A segunda dose foi aplicada em 15,4 milhões de pessoas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por