
Se na sexta-feira (1º), a chuva fina inibiu parte do público que curtiria a abertura do Carnaval de Belo Horizonte em 2019, o tempo firme do sábado (2) mudou os prognósticos. Eram 5h quando os primeiros foliões começaram a ocupar a rua Curitiba, no Centro da capital mineira, para a concentração do Então, Brilha!, um dos blocos mais esperados da cidade e que costuma reunir públicos recordes ano após ano.
Um mar de gente vestida de dourado e rosa com fantasias e alegorias brincando com os gêneros e com a liberdade do ser e existir lotou a avenida do Contorno, que virou uma verdadeira festa. Às 7h, a bateria iniciou o cortejo, previsto para terminar por volta das 12h, na Praça da Estação.
Este ano, pela primeira vez, o desfile do Brilha não saiu da rua dos Guaicurus. Segundo os organizadores, o motivo é o número de pessoas esperadas - cerca de 80 mil pessoas. Por causa disso, o ponto de encontro foi transferido para a rua Curitiba, mais próximo da avenida dos Andradas, que acolhe “um pouco melhor” a multidão.
Trânsito
Em função da folia carnavalesca, o trânsito na região central da cidade, principalmente próximo à rodoviária, está lento. Agentes da BHTrans orientam os motoristas sobre desvios na pista. A recomendação é para só circular na área caso seja realmente necessário.
Passageiros que precisem embarcar no terminal rodoviário ou na estação do trem da Vale, ambos no Centro, devem antecipar o deslocamento até os locais de embarque e dar preferência ao metrô.
Leia mais: