tutora quer explicação

Após ficar hospedado em pet shop, cachorro de estimação volta pra casa sem um dos olhos em Ipatinga

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
10/06/2022 às 16:10.
Atualizado em 10/06/2022 às 16:35
 (Reprodução / Redes Sociais)

(Reprodução / Redes Sociais)

Um cão da raça Shih-tzu, de 2 anos, foi devolvido à tutora sem um dos olhos após se hospedar em um pet shop em Ipatinga, no Vale do Aço. O animal passou por uma cirurgia de emergência sem autorização dos proprietários. 

Idamara Fernandes Oliveira, de 36 anos, tutora do cãozinho, chamado Bethovem, é advogada e registrou um boletim de ocorrência na polícia. Ela também formalizou denúncias no Ministério Público, Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente e Procon. O animal precisou passar por outra cirurgia.

Nas redes sociais, um perfil no Instagram relata todo o caso de Bethovem. De acordo com Idamara, no dia 20 de maio, uma sexta-feira, ela deixou o animal hospedado em um pet shop, em Ipatinga, para realizar uma viagem de três dias para Belo Horizonte. Segundo ela, o local era de confiança. 

"No sábado (21) pela manhã, assim que eu cheguei em BH, meu marido recebeu uma ligação de um médico veterinário, que a gente não conhece, dizendo que o Bethovem tinha sido levado pela dona do pet shop para uma clínica veterinária com muito sangramento no olho direito, quadro de hemorragia, e que foi necessário fazer uma cirurgia de emergência, que ocasionou a remoção do olho direito dele", descreveu a advogada.

Segundo os tutores, ao questionar a dona do pet shop sobre o que tinha acontecido com o animal, a proprietária respondeu para a advogada que não há camêra no local onde ficam os cachorros, e que, no momento em que aconteceu o fato, ela estava dando banho em outro cachorro e não viu o que aconteceu, que apenas escutou Bethovem chorando em um canto, sem dar detalhes sobre o que poderia ter provocado o ferimento.

A advogada denuncia ainda que, para realização da cirurgia de remoção do olho direito do cãozinho, não foi solicitada a autorização dos tutores.

Quando Idamara retornou à Ipatinga, no dia 24 de maio, o animal precisou ser levado em uma consulta e passou por outra cirurgia, para colocar drenos nos pontos que haviam infeccionado.

A advogada relata que Bethovem está há 18 dias em tratamento, segue tomando sete medicações ao dia, precisa de cuidados constantes e pode ter sequelas. 

Projeto de Lei

Ela busca agora a aprovação do projeto de lei municipal, PL120/22, de autoria da vereadora Professora Mariane (de Ipatinga),  para que tutores de animais tenham à disposição a filmagem de seus pets durante hospedagem e banho e tosa nos estabelecimentos.

O nome do estabelecimento em que Bethovem ficou hospedado não foi divulgado. O espaço está aberto caso o pet shop queira se pronunciar sobre o caso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por