Chegou ao fim a greve do metrô em Belo Horizonte. A partir desta sexta-feira (23), a circulação de trens na capital volta à normalidade, com 100% do serviço operando.
Os metroviários lutavam contra a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô de BH, que foi concretizada nesta quinta-feira (22), durante leilão em São Paulo. O grupo Comporte Participações SA arrematou o metrô por R$ 25.755.111.
Após o pregão, o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) realizou uma assembleia, que decidiu pelo fim da greve, segundo informou o secretário-geral Daniel Glória Carvalho. "Um dos nossos objetivos era justamente suspender o leilão. Como ele já ocorreu, e a tendência é que daqui para frente o país pare por conta do fim do ano, nada mudará no processo. Então vimos que não compensaria continuar com a greve e prejudicar o cidadão".
O representante do Sindimetro afirmou que o objetivo da suspensão é analisar os próximos passos e as alternativas para o futuro. De acordo com o Daniel, agora é hora de acompanhar o processo de privatização e lutar pelos direitos dos trabalhadores. "Agora, nós vamos entrar em contato com o novo governo e acompanhar todo o processo. Lutaremos pela preservação e manutenção de todos os servidores".
A greve se iniciou em 14 de dezembro e permaneceu por nove dias. Com a normalização dos serviços, cerca de 100 mil pessoas que usam o metrô diariamente voltarão a ser beneficiadas.
Extensão de horário
Já no primeiro dia de retomada do funcionamento, o horário do metrô da capital será estendido, em apoio aos consumidores que devem fazer compras em shoppings na véspera de Natal, nas estações Minas Shopping, Santa Efigênia e Vilarinho.
Veja os horários:
Após as 23h, as demais estações estarão abertas apenas para desembarque.
Leia mais:
Relatório da transição sugere revogação de uma série de normas; entre elas, sigilo de 100 anos
PRF inicia hoje operação de Natal nas rodovias; confira dicas de segurança para viajar