O belo-horizontino terá de ter paciência com o calor intenso pelo menos até domingo (22). A madrugada desta quinta-feira (19) foi a mais quente do mês de dezembro, com temperatura de 19°C registrada na estação Cercadinho, no Buritis, e a previsão é que o calor chegue a 32°C durante a tarde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até sábado (21), há possibilidades de chuvas isoladas na Região Metropolitana de Belo Horizonte durante a tarde ou a noite, devido ao aquecimento diurno. A Defesa Civil de Belo Horizonte chegou, inclusive, a ermitir um alerta para pancadas de chuva nesta quinta-feira.
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 19, 201911h39 - Possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até 8h de sexta (20).
Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/yvulK62iPx
O calorão deve dar trégua no fim de semana. No domingo, um novo sistema deve atuar sobre Minas Gerais, provocando um grande aumento da nebulosidade e chuvas em todo o Estado. A chuva poderá persistir até segunda, mas ainda não é possível prever se o corredor de umidade irá permanecer por vários dias, de acordo com a meteorologista do InMet Anete Fernandes.
Confira as recomendações da Defesa Civil para os momentos de chuva intensa:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
⠀⠀
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
⠀
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
⠀
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.