Após mais de 30 horas, famílias desocupam sede da Prefeitura de BH

Thais Mota* - Hoje em Dia
30/07/2013 às 19:58.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:31

Diante das propostas apresentadas pelo prefeito Marcio Lacerda, manifestantes que ocupavam a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por mais de 30 horas deixaram o local na noite desta terça-feira (30). Entre as medidas anunciadas pelo prefeito estão a suspensão de ações de reintegração de posse movidas pelo Município contra as ocupações urbanas e a criação de uma comissão para regularizar a situação das comunidades.

Além disso, Lacerda se comprometeu a estudar a possibilidade de mudança no zoneamento dos terrenos ocupados na capital mineira atendendendo a outro pedido das famílias. Desta forma, as ocupações serão transformadas em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) - áreas destinadas a assentamentos habitacionais de população de baixa renda -, possibilitando o acesso dos moradores a serviços básicos como água e esgoto tratados e energia elétrica.

Segundo o coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Leonardo Perez, a desocupação foi bastante tranquila e não houve registro de confrontos no local. "Nós fizemos uma votação e a decisão pelo fim da ocupação foi unânime. Após deixar a Prefeitura, nós fizemos um ato muito bonito na porta do prédio para encerrar a manifestação e todos já estão voltado para casa", disse. 


* Com informações de Patrícia Scofield

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por