
O metrô de Belo Horizonte voltou a funcionar normalmente nesta sexta-feira (23), após 9 dias de greve total. Segundo o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro), a categoria decidiu encerrar a greve contra o processo de privatização do metrô depois que o leilão foi realizado nessa quinta (22).
Apesar da suspensão da paralisação, o sindicato que representa os metroviários afirmam que ainda vão se reunir para discutir os rumos do movimento. A categoria espera que processo de conceção ainda possa ser suspenso pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito para 2023, já que a privatização, conforme o procedimento atual, deve ser concluída apenas em março.
Com a retomada da operação, o metrô volta a circular com horário ampliado devido às festas de fim de ano. Segundo a Companhia de Trens Urbanos (CBTU-MG), o horário de fechamento será extendido nas estações Minas Shopping, Santa Efigênia e Vilarinho o transporte.
De acordo com a CBTU-MG, a medida busca atender ao público dos shoppings antes do Natal. As demais estações ficarão abertas após as 23h apenas para desembarque.
Confira os horários
- Vilarinho - 5h15 a 23h10
- Minas Shopping - 5h15 a 23h20
- Santa Efigênia - 5h15 a 23h20
Leilão
O metrô de BH foi arrematado pelo grupo Comporte Participações SA que venceu o leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A proposta vencedora foi de R$ 25.755.111,00. vencedora do pregão agora será responsável por modernizar a linha 1 e ampliá-la com a construção da estação Novo Eldorado, além de construir a linha 2, que ligará o bairro Nova Suíça à região do Barreiro.