A partir de 2025

Após privatização, pedágio na BR-381 pode custar até R$ 18, diz ANTT

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/07/2023 às 09:43.
Atualizado em 07/07/2023 às 11:10
 (Hoje em Dia)

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O edital de privatização da BR-381 foi publicado na manhã desta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União (DOU). O leilão para o trecho de cerca de 300 km, que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, está marcado para 24 de novembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

De acordo com diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Guilherme Theo Sampaio, o edital estabelece 30 anos de concessão, com previsão de recuperação e requalificação do pavimento, além de melhoria da sinalização vertical e horizontal já nos dois primeiros anos. 

"A previsão é de R$ 9 bilhões de investimentos, sendo R$ 6 bilhões para obras, o conhecido Capex, de ampliações de melhorias de capacidade, obras de arte, duplicações, viadutos. E mais de R$ 3 bilhões em investimentos de operações, serviços gerais para comunidade, como iluminação de LEDs, balanças, pontos de parada e descanso, entre outros", explicou Sampaio durante entrevista à Rádio Itatiaia.

Com relação aos pedágios, o diretor explicou que são previstas cinco praças de coleta, nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Horizonte e Governador Valadares. Os valores das tarifas podem chegar a R$ 17. "Praças de pedágio só depois do primeiro ano de concessão, em 2025, após os trabalhos iniciais e melhoramentos da via. Nos trechos de pista simples fica entre R$ 14 e R$ 15. Já nas pistas duplicadas, os pedágios ficam entre R$ 17 e R$ 18, explicou.

Está incluso no leilão um trecho conhecido como a ‘Rodovia da Morte’, que liga a capital a João Monlevade, no Vale do Aço, com alto índice de mortalidade em acidentes.

Sampaio detalhou que o vencedor do leilão já assume o controle da via no primeiro semestre do ano que vem. "Após leilão, a concessionaria assume no primeiro trimestre de 2024. Sendo que o primeiro e segundo ano são intervenções para melhorar a segurança e viabilidade da rodovia, mapeamento geral. No terceiro ano são investimentos principais, de duplicação de 134 km, faixas adicionais, passarelas. A previsão é que ela seja entregue em 8 anos, até 2032", detalhou.

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