adequações necessárias

Após reclamações de usuários, reforma da ciclovia da Lagoa da Pampulha é vistoriada por vereadores

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
17/08/2022 às 19:57.
Atualizado em 17/08/2022 às 20:09
 (Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Após quase um mês desde o fim da reforma, a ciclovia que contorna a Lagoa da Pampulha, em BH, não está sendo bem vista por frequentadores. Problemas de sinalização, da pintura na pista,  trechos com trepidação e até excesso de quebra-molas foram os problemas mais citados por ciclistas.

As irregularidades apontadas eram tantas que geraram uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em 28 de julho, uma semana após a entrega da obra. A partir disso, vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da CMBH marcaram uma visita técnica ao local, que foi realizada nesta quarta-feira (17).

Durante a visita, parlamentares e representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da BH Trans registraram as pendências que precisam ser resolvidas. 

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

De acordo com a Câmara Municipal, o maior problema é o excesso de quebra-molas, já que as três novas faixas de pasagem de pedestres são elevadas. Quanto à sinalização, as marcações aéreas (placas entre as pistas) não estavam previstas no projeto, apenas as indicações no chão e em postes. Serão instaladas 11 placas aéreas de sinalização, segundo a assessoria da CMBH.

Já a retirada do excesso de quebra-molas ainda será avaliada pela Sudecap, já que o custo de remoção é três vezes maior do que para a construção deles. A probabilidade é que sejam readequados ou abaulados.

Em nota, a Prefeitura de BH informou que durante a vistoria foram identificados pontos que demandam melhorias para garantir o acesso dos usuários e que as adequações necessárias serão providenciadas.

Nesta quarta (17), a reportagem do Hoje em Dia esteve no local e flagrou ciclistas e pedestres desrespeitando a sinalização, problema que já era observado antes da reforma.

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Reforma da ciclovia
A reforma da Ciclovia da Pampulha contou com intervenções como elevação da pista destinada às bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 m, instalação de separação física (jardins) com a pista de caminhada e adequações geométricas. O trecho reformado tem 7,1 km.

O projeto também contemplou a execução de travessias elevadas de pedestres em todas as interseções da pista de tráfego para proporcionar conforto e segurança aos pedestres, além da instalação de placas e pinturas no solo.

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