Recadastramento

Aposentados e pensionistas da PBH nascidos em novembro devem ficar atentos à prova de vida

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
01/11/2022 às 17:16.
Atualizado em 03/11/2022 às 07:41

Os 1.627 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em novembro devem ficar atentos para a realização da prova de vida até dia 30. Para isso, basta comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do banco Bradesco (que paga o salário dos servidores municipais).

O beneficiário deve realizar o recadastramento no terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante, garantindo a efetivação do processo. Caso não tenha biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida no equipamento, por qualquer motivo, deve apresentar os originais da identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

A PBH recomenda a feitura do recadastramento entre 11 e 25 de novembro, quando há menos circulação de pessoas nas agências e postos do banco.

Caso o aposentado ou pensionista não tenha biometria cadastrada ou não consiga realizar o procedimento no equipamento de autoatendimento, por qualquer motivo, deve apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do banco, para dar prosseguimento à prova de vida.

Exceções
Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do banco, segundo a PBH:

  • Se for pensionista menor de 18 anos
  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas
  • Quando não possuir cadastro biométrico
  • Quando a biometria não puder ser lida
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial
  • Quando o beneficiário residir no exterior ou estiver em viagem internacional

Nesses casos, é preciso acessar o portal da Prefeitura para obter informações.

Pagamentos suspensos
Dos 1.649 aniversariantes de outubro, 644 (39%) ainda não fizeram a prova de vida.

Já os 227 beneficiários de setembro que não se recadastraram até 20 de outubro estão com os salários suspensos. Desse total, 67 já compareceram ao Bradesco, regularizaram sua situação e terão o pagamento liberado em 21 de novembro.

Outros 68 beneficiários, que deveriam ter feito o procedimento nos meses de maio, junho, julho e agosto, continuam com os salários bloqueados. Nesses casos, o crédito do benefício ficará suspenso até que a situação seja regularizada.

Cadastramento anual 
A prova de vida será realizada até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco no mês de nascimento. A Prefeitura esclareceu que não é necessário o comparecimento daqueles que fizeram aniversário nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Nesses casos, a obrigatoriedade será em 2023.

Suspenso desde março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o processo foi reativado em maio deste ano, após a vacinação da maior parte da população e a estabilização dos indicadores epidemiológicos e assistenciais. 

A prova de vida é feita para confirmar que o aposentado/pensionista está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros. Ao todo, a PBH conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por