De 1º a 31

Aposentados e pensionistas da PBH que fazem aniversário em julho devem fazer prova de vida

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
28/06/2022 às 17:42.
Atualizado em 28/06/2022 às 17:49

Os 1.565 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (que fazem aniversário em julho devem ficar atentos para realizar a prova de vida entre os dias 1º e 31 do próximo mês. O procedimento é obrigatório para evitar a suspensão do pagamento do benefício.

Para  se recadastrar basta comparecer às agências do Bradesco, responsável pelo pagamento dos servidores municipais. O processo pode ser feito diretamente no terminal de autoatendimento, que imprime na hora o comprovante da prova de vida anual.

Se a pessoa não conseguir ou tiver dificuldade para fazer recadastramento no autoatendimento, basta procurar os caixas das agências levando documento de identidade original com foto e número do CPF.

A prova de vida será realizada até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco no máximo até o último dia do mês de seu aniversário.

Pagamento pode ser suspenso
Segundo a PBH, cerca de mil aposentados que fizeram aniversário entre maio e junho deste ano ainda não realizaram a prova de vida e correm o risco de ter o pagamento suspenso até que compareça ao banco para regularizar a situação.

Vale lembrar que o pagamento salarial será retomado no mês seguinte após a realização do recadastramento, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Obrigatoriedade
A prova de vida dos aposentados e pensionistas é obrigatória para evitar fraudes no recebimento dos benefícios.

Em 2020, deviam fazer a prova de vida na data do aniversário os 20,2 mil servidores que se encontram nessas condições no município.

No entanto, o recadastramento foi suspenso em março desse ano, por causa da pandemia de Covid-19. Mas, a obrigatoriedade voltou em maio de 2022 com o avanço da vacinação contra o coronavírus.

Quem fez aniversário entre janeiro e abril deverá fazer a prova de vida apenas em 2023.

Exceções

Nas situações relacionadas abaixo, o recadastramento poderá ser realizado fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco:

  • Se for pensionista menor de 18 anos de idade
  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas
  • Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo
  • Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial
  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior

Leia Mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por