Neste sábado (29) e domingo (30), as quadrilhas do Grupo Especial prometem muita animação e criatividade no Arraial de Belo Horizonte. Turistas e moradores da cidade poderão conferir as coreografias de 16 grupos do concurso nos tablados da Praça da Estação. O evento tem entrada gratuita e toda programação pode ser conferida no portal da prefeitura.
O Arraial chega à 44ª edição em 2023. O festejo é considerado um dos mais representativos das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período.
Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
Primeiras apresentações
No último fim de semana, as quadrilhas do grupo de acesso se apresentaram. Além das cores, cenários e tema escolhidos, as agremiações impressionaram pelas coreografias, um dos quesitos de avaliação pelos jurados.
Coreógrafo da Quadrilha Feijão Queimado há 15 anos, o professor de Educação Física Rafael Eduardo comenta sobre a evolução das danças tipicamente juninas e a importância dos movimentos serem mais modernos, com passos mais trabalhados para prender o público presente e passar a mensagem da cultura junina e da quadrilha em si.
“Hoje a gente consegue executar os passos tradicionais de uma forma mais dinâmica. A montagem da coreografia é pensando em não tornar os movimentos repetitivos, mas precisamos que a essência da quadrilha mineira permaneça e se fortaleça, resistindo ao tempo”, disse Rafael.
Leia mais: