gastronomia

Arraial de BH terá pratos de alunos de gastronomia; conheça vencedores do concurso

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
16/07/2022 às 13:31.
Atualizado em 16/07/2022 às 13:35
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

O Arraial de Belo Horizonte está de volta! Com o clássico jeitinho mineiro, vem recheado de comidas típicas das comemorações juninas. O evento terá uma Vila Gastronômica que vai servir os cinco pratos vencedores do 3° Concurso Prato Junino.

Os ganhadores foram escolhidos dentre 30 inscritos, em disputa que reuniu alunos das faculdades de gastronomia Promove, UNA, Uninassau-Umiveritas, Estácio de Sá e Senac.

Durante o Arraial, os pratos serão vendidos à preços populares. A 43° edição do evento acontece na Praça da Estação, no centro de BH, nos dias 29 a 31 de julho, 6 e 7 de agosto e 13 e 14 de agosto.

O estudante da faculdade Promove Cássio Alecrim, de 27 anos, faz parte do grupo selecionado que preparou o o quitute "Caminho de Minas", que traz uma releitura do tradicional feijão tropeiro mineiro. "O prato é um tropeiro modificado. Usamos feijão fradinho e também temos uma gema de ovo feita com tecnologia molecular", explica.

Mara Costa, diretora de eventos da Belotur, acredita que a experiência traz uma oportunidade para os alunos, além de promover a valorização da culinária mineira tem papel central no Arraial. "Superou as nossas expectativas. Tudo feito com muito carinho e acho que o público vai se surpreender com essas iguarias lá na Praça", afirmou. 

Veja os pratos vencedores do 3º Concurso Prato Junino

Rubim de Açúcar

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Três mini tartelletes de farinha de tapioca com pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor. 

Criação: Anna Laura Lacerda Benevides Dutra - Estácio de Sá

Canjiquinha solta

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Canjiquinha solta (igual arroz) com salsa, cebolinha e bacon, copa lombo assado e  molho de rapadura com cachaça. 

Criação: Amanda Pereira Souto, Júlia Raquel de Paula Oliveira, Thalles Vinicius Batista Pereira e Viviane Domingos - Uninassau-Univeritas 

Porco Bá

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Sanduíche de broinha de fubá de canjica com refogado de costelinha e limonete de ora-pró-nobis. 

Criação: Ana Luiza Borelli, Bruna Mendes Oliveira, Eduardo Murilo Pinheiro Homobono, Julia Menezes Antunes e Michelle Françoele Caetano de Oliveira - UNA II

Bolinho Tão João 

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro de canela e um crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal. 

Criação: Ester Cândida Pereira Da Silva - Senac

Caminhos de Minas

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Tropeiro feito com feijão fradinho e farinha biju; acompanha uma gema empanada mole, couve crispy, tiras de lombo e torresmo pururuca.  

Criação: Arla Alves Miranda, Cássio Ferreira Alecrim, Daniela Wendy Marra, Elizandro Moreira de Azevedo e Lívia Caroline Bruno Alecrim - Promove 

(*) Informações de Lucas Prates

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por