
O Arraial de Belo Horizonte está de volta! Com o clássico jeitinho mineiro, vem recheado de comidas típicas das comemorações juninas. O evento terá uma Vila Gastronômica que vai servir os cinco pratos vencedores do 3° Concurso Prato Junino.
Os ganhadores foram escolhidos dentre 30 inscritos, em disputa que reuniu alunos das faculdades de gastronomia Promove, UNA, Uninassau-Umiveritas, Estácio de Sá e Senac.
Durante o Arraial, os pratos serão vendidos à preços populares. A 43° edição do evento acontece na Praça da Estação, no centro de BH, nos dias 29 a 31 de julho, 6 e 7 de agosto e 13 e 14 de agosto.
O estudante da faculdade Promove Cássio Alecrim, de 27 anos, faz parte do grupo selecionado que preparou o o quitute "Caminho de Minas", que traz uma releitura do tradicional feijão tropeiro mineiro. "O prato é um tropeiro modificado. Usamos feijão fradinho e também temos uma gema de ovo feita com tecnologia molecular", explica.
Mara Costa, diretora de eventos da Belotur, acredita que a experiência traz uma oportunidade para os alunos, além de promover a valorização da culinária mineira tem papel central no Arraial. "Superou as nossas expectativas. Tudo feito com muito carinho e acho que o público vai se surpreender com essas iguarias lá na Praça", afirmou.
Veja os pratos vencedores do 3º Concurso Prato Junino
Rubim de Açúcar
Três mini tartelletes de farinha de tapioca com pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.
Criação: Anna Laura Lacerda Benevides Dutra - Estácio de Sá
Canjiquinha solta
Canjiquinha solta (igual arroz) com salsa, cebolinha e bacon, copa lombo assado e molho de rapadura com cachaça.
Criação: Amanda Pereira Souto, Júlia Raquel de Paula Oliveira, Thalles Vinicius Batista Pereira e Viviane Domingos - Uninassau-Univeritas
Porco Bá
Sanduíche de broinha de fubá de canjica com refogado de costelinha e limonete de ora-pró-nobis.
Criação: Ana Luiza Borelli, Bruna Mendes Oliveira, Eduardo Murilo Pinheiro Homobono, Julia Menezes Antunes e Michelle Françoele Caetano de Oliveira - UNA II
Bolinho Tão João
Bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro de canela e um crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal.
Criação: Ester Cândida Pereira Da Silva - Senac
Caminhos de Minas
Tropeiro feito com feijão fradinho e farinha biju; acompanha uma gema empanada mole, couve crispy, tiras de lombo e torresmo pururuca.
Criação: Arla Alves Miranda, Cássio Ferreira Alecrim, Daniela Wendy Marra, Elizandro Moreira de Azevedo e Lívia Caroline Bruno Alecrim - Promove
(*) Informações de Lucas Prates