REAJUSTE DE 8,2%

Audiência oficializa fim da greve dos ônibus e reajuste salarial deve ser pago a partir de abril

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
19/01/2023 às 18:49.
Atualizado em 19/01/2023 às 18:56
 (Lucas Sanches/Hoje em Dia)

(Lucas Sanches/Hoje em Dia)

Uma audiência realizada na tarde deste quinta-feira (19) tornou oficial o fim da greve dos motoristas de ônibus de Belo Horizonte e a aprovação do reajuste de 8,2% no salário apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Também foi aprovado retorno do ticket alimentação nas férias e abono salarial. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), Paulo César da Silva, a previsão é de que o reajuste entre na folha de pagamento de março e os trabalhadores recebam o novo salário a partir de abril. 

“Os funcionários também receberão o pagamento retroativo referente ao período de outubro a março e o pagamento retroativo do ticket alimentação, que também teve aumento de 8,2%, referente ao mesmo período. Já o abono salarial deve ser pago em junho”, diz. 

Em relação às outras demandas, como o aumento de 30 minutos no intervalo de repouso e diminuição da jornada de trabalho de 7 para 6 horas diária, o presidente explica que a decisão ainda está pendente. 

“As empresas recorreram e essas questões estão sendo analisadas em Brasília. Quem vai decidir sobre isso será o Tribunal Superior do Trabalho (TST)”, afirma. 

Ainda de acordo com Paulo César, foi acordado na audiência desta quinta que “as empresas não irão descontar dos trabalhadores o dia parado” e “não haverá retaliações”.

O encontro ocorreu na sede do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), em BH. E contou com a presença de representantes de empregadores e empregados do setor de transporte coletivo urbano e da procuradora do Trabalho Maria Helena da Silva Guthier, que presidiu a reunião. 

Relembre a greve

A greve foi iniciada nessa segunda-feira (16) pelos rodoviários e a convocação foi feita pela diretoria do STTRBH, que reivindicava reajuste salarial de 8,2%, equiparado ao dos colegas da região Metropolitana. 

Poucas horas depois do seu início, ainda na segunda-feira, a greve foi suspensa após reunião entre o Setra-BH e o STTR-BH.

Na quarta-feira (18) os motoristas aprovaram, em assembleia, a proposta de reajuste de 8,2% no salário apresentada pelo Setra-BH. O resultado foi comunicado oficialmente nesta quinta-feira. 

De acordo com Paulo César, as votações ocorreram em estações e garagens. "Fizemos uma assembleia itinerante para atingir um número maior de pessoas, conversamos com grande número de trabalhadores e a maioria aprovou a proposta", afirmou. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por