Rivais mineiros aproveitam crise e buscam reforços no Vasco

Gláucio Castro e Lucca Figueiredo - Do Hoje em Dia
26/12/2012 às 08:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:03
 (Rui Porto Filho/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

(Rui Porto Filho/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

São Januário é aqui. Atlético e Cruzeiro seguem na busca por reforços para a temporada 2013 e, até agora, dois jogadores contratados pelos rivais tiveram passagens importantes pelo Vasco e ajudaram o time carioca a conquistar o título da Copa do Brasil no ano passado.

Depois de ter liderado boa parte da última edição do Campeonato Brasileiro, despontando como um dos fortes candidatos ao título, a equipe carioca despencou e não segurou sequer vaga na Copa Libertadores. A queda de rendimento contribuiu para ampliar a crise em São Januário, com salários atrasados e um verdadeiro desmanche do time.

Aproveitando esse momento, a diretoria do Atlético apostou no atacante Alecsandro, que chega na quinta-feira (27) para fazer exames médicos. Éder Luís é outro que pode engrossar a lista, envolvido numa negociação com Neto Berola. Na Raposa, Diego Souza puxou a fila dos ex-vascaínos. O volante Nilton e o técnico Marcelo Oliveira também vieram de São Januário para o time celeste.

Alecsandro pode manter dupla com Eder Lúis

Irmão do volante Richarlyson, Alecsandro, de 31 anos, já havia sido tentado pela diretoria do Atlético em outras ocasiões. Desde que chegou ao Galo em 2011, Richarlyson sempre fez lobby para trazer o outro filho do ex-atacante Lela para a capital mineira.

A investida ficou mais fácil agora, com a crise vascaína. Com salário de cerca de R$ 180 mil e os depósitos do Fundo de Garantia atrasados há três meses, clube e jogador não chegaram a um acordo.

Com isso, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, e o diretor de futebol, Eduardo Maluf, que renovou por mais uma temporada, agiram rápido e acertaram a transferência de Alecsandro de São Januário para a Cidade do Galo.
Para que o atacante pudesse vir, o volante Fillipe Soutto e o atacante Leonardo devem seguir para o Rio. Falta apenas o último acertar detalhes com o Vasco.

Nos próximos dias, Alecsandro pode receber a notícia de que vai ganhar a companhia de um ex-colega. O Atlético tenta fechar mais um negócio com Roberto Dinamite.

Neto Berola iria para o Rio de Janeiro e Éder Luís voltaria a vestir o uniforme atleticano. As conversas estão adiantadas, faltando apenas o acordo salarial com os atletas.

Revelado pelas categorias de base do Atlético, Éder Luís deixou o clube no fim de 2009, depois de formar dupla com Diego Tardelli, e transferiu-se para o Benfica, de Portugal. Na ocasião, ele vinha sendo bastante questionado pelos torcedores do Galo.

Após seis meses na Europa, o atacante chegou ao Vasco em 2010. Logo se tornou um dos destaques da equipe, mas o rendimento não foi o mesmo em 2012. Éder seria contratado para preencher a lacuna na direita, depois da saída de Danilinho.

Ex-vascaínos são a aposta para recuperar prestígio na Toca

Pelo lado celeste, o técnico Marcelo Oliveira, o volante Nilton e o meia Diego Souza, que tiveram passagem recente pelo Vasco, chegam para a temporada 2013. Dos três, o treinador é o que menos deixou saudade na torcida carioca.

Credenciado por um bom trabalho no Coritiba, onde chegou duas vezes à final da Copa do Brasil, mas foi derrotado, uma delas pelo próprio Vasco, Marcelo Oliveira comandou a equipe carioca em apenas dez jogos e foi demitido depois de seis derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro.

Ele ficou menos de dois meses no comando do time e acabou pedindo demissão. A gota d’água foi o jogo contra o Sport, quando o Vasco perdeu por 3 a 0, em São Januário. O treinador teve apenas 26,6% de aproveitamento.
Agora, Marcelo terá pela frente o desafio de recolocar o Cruzeiro no caminho das vitórias. E a missão não deve ser fácil, pois o comandante ainda encontra rejeição de parte da torcida celeste. Apesar disso, ele se mostra tranquilo e já afirmou que não está preocupado com a pressão.

Já o meia Diego Souza foi do céu ao inferno com a camisa do Vasco. Eleito um dos principais jogadores da campanha do título da Copa do Brasil de 2011, viu sua imagem desmoronar depois de perder um gol feito na Copa Libertadores, contra o Corinthians.

Entre o Vasco e a chegada ao Cruzeiro, o meia atuou no Al-Ittihad, mas deixou o futebol árabe depois de falta de pagamento dos salários. Agora, no clube celeste, Diego Souza é a aposta para formar um meio-campo criativo com Montillo. Isso, claro, se o argentino permanecer no clube em 2013.

O volante Nilton é outro que chega à Toca. Depois de rescindir o contrato com o Vasco, ele vai atuar pela primeira vez no futebol mineiro. Nilton disputou 156 jogos pelo clube carioca e marcou 17 gols.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por