Centro

Autoescolas protestam pelas ruas de BH contra mudanças na CNH

Categoria realiza ‘buzinaço’ e teme fechamento de empresas com fim da obrigatoriedade de aulas em centros de formação de condutores

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/10/2025 às 12:06.Atualizado em 23/10/2025 às 12:36.
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Proprietários e funcionários de autoescolas realizam, na manhã desta quinta-feira (23), uma manifestação em Belo Horizonte contra a proposta do governo federal que prevê mudanças nas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ato, que incluiu um “buzinaço” no centro da cidade, teve concentração na Estação do Metrô Lagoinha e seguiu em caminhada até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A categoria é contra a ideia de retirar a obrigatoriedade das aulas práticas e teóricas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O setor teme que a medida leve ao fechamento de empresas e à perda de empregos. Apenas em Minas Gerais, são mais de 2 mil autoescolas e cerca de 30 mil trabalhadores. Em todo o país, o setor é responsável por quase 300 mil empregos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Sindicfc-MG), Alessandro Dias, a proposta é “totalmente desconectada da realidade” e já tem causado prejuízos antes mesmo de ser formalizada.

“Várias empresas já estão com dificuldade de honrar seus compromissos, porque o anúncio é de que o custo da carteira cairia em 80%, o que é impossível no modelo atual”, afirmou Dias. Ele ressaltou que o setor está aberto a discutir formas de reduzir custos e simplificar o processo de habilitação, mas sem comprometer a qualidade da formação dos motoristas.

Durante a manifestação, os participantes pretendem entregar aos deputados estaduais um pedido de apoio contra as mudanças propostas, destacando a importância das autoescolas para a segurança no trânsito e para a economia mineira.

O Sindicato dos Empregados dos Centros de Formação de Condutores (Seame) organiza a mobilização no estado. Os manifestantes defendem a atuação dos CFCs como agentes fundamentais para a segurança no trânsito e reivindicam garantia de segurança jurídica e estabilidade das autoescolas no Brasil.

Manifestações contra as novas determinações para obtenção da CNH foram convocadas em todo o país, com protestos registrados em cidades como Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. A consulta pública referente às alterações para obtenção da carteira de motorista está aberta no site Participa + Brasil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por