Autora do PL Tarifa Zero, Iza Lourença lamenta resultado, cita ‘colapso’ dos ônibus e critica Damião
Parlamentar afirmou que prefeitura pressionou vereadores e prometeu seguir na luta pela gratuidade
Autora do Projeto de Lei que previa a criação da Tarifa Zero em Belo Horizonte, a vereadora Iza Lourença (Psol) lamentou a rejeição da proposta em 1º turno na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (3). A parlamentar fez críticas ao prefeito Álvaro Damião e disse que mobilidade urbana na capital está em “colapso”, causando prejuízos à população.
“Recebemos esse resultado muito tristes. Lamentando que infelizmente a situação dos ônibus de Belo Horizonte vai continuar como está porque a prefeitura resolveu chantagear os vereadores, ameaçar tirar algumas coisas que os vereadores tinham com a prefeitura para poder fazer essa votação hoje e, infelizmente, os vereadores aceitaram esse desgaste para livrar a cara do prefeito Álvaro Damião”, disse a parlamentar.
Iza também chamou atenção para o preço da tarifa, uma das mais altas entre as capitais brasileiras. “É a terceira mais cara entre as capitais do Brasil. Os hospitais estão lotados de vítimas de acidente de moto, porque as pessoas estão preferindo andar de moto do que de transporte coletivo”, acrescentou.
Mesmo após a derrota, a vereadora garantiu que seguirá defendendo a proposta. “É acabar com esse modelo injusto de transporte que é a tarifa, que é muito cara, inclusive para os cofres públicos. É um caminho inevitável, nós vamos continuar batalhando por isso”, afirmou.
A Prefeitura de Belo Horizonte foi procurada pela reportagem, mas ainda não respondeu.
Leia mais: