Suspeita de irregularidades

Autorização do Copam para mineração na Serra do Curral é investigada

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/05/2022 às 22:47.
Atualizado em 03/05/2022 às 11:47
 (MPE/Divulgação)

(MPE/Divulgação)

A decisão que autorizou a implantação do complexo minerário da empresa Taquaril Mineração S.A (Tamisa) na Serra do Curral, em Nova Lima, na região metropolitana, agora é alvo de um inquérito civil investigativo.

O procedimento foi aberto nesta segunda-feira (2) pelo Ministério Público de Minas Gerais, que vai acompanhar a autorização de licença ambiental concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para a Tamisa. 

Diante da recente aprovação da licença ambiental, os promotores de justiça informam que analisam as próximas providências a serem adotadas. 

Por causa da suspeita de irregularidades no licenciamento, o MP já havia  ajuizado duas ações civis públicas antes da votação do Copam. Uma delas, em 23 de março de 2022, é um pedido de liminar, em caráter de urgência, contra a autorização para instalação do projeto, fundamentado pelo risco de dano irreparável ou de difícil reparação. 

O documento também pedia a imediata retirada de pauta de votação pelo Copam do Complexo Minerário Serra do Taquaril. E que o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não incluísse o projeto na pauta de votação até que fossem sanados todos “vícios"   de legalidade apontados no documento.  

O Hoje em Dia procurou a mineradora Tamisa por telefone e e-mail, mas ainda não obteve retorno. A reportagem será atualizada assim que tiver uma posição da empresa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por