Avanços e desafios da Educação Integral e Integrada em Minas serão mapeados por pesquisa

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
20/09/2017 às 21:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:39
 (Eric Abreu/SEE)

(Eric Abreu/SEE)

Uma pesquisa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Unesco, em instituições da rede estadual que ofertam a formação integral de crianças, jovens e adolescentes vai identificar os principais avanços e fazer uma análise in loco do processo de implementação da Educação Integral e Integrada no estado. 

Inicialmente foram escolhidas três Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem), localizadas em Belo Horizonte, para aplicar a pesquisa e testar a metodologia: as escolas estaduais Silviano Brandão, Professor Hilton Rocha e Governador Milton Campos (Estadual Central). Essas escolas foram selecionadas por apresentarem diversidade na oferta do ensino e nos projetos e programas.

A metodologia da pesquisa, desenvolvida por consultores da Unesco, com o acompanhamento dos mediadores da SEE e Superintendências Regionais de Ensino, é composta de análise documental das atividades pedagógicas das escolas, preenchimento de questionário de percepção, entrevista em profundidade com diretores e coordenadores e, por fim, rodas de conversa com os estudantes, pais e professores.

“Viemos pesquisar e identificar as dificuldades e experiências exitosas dentro deste contexto de educação integral, e fornecer à SEE elementos para a ampliação da oferta da educação integral no estado. A partir disso, vamos analisar a metodologia e formar equipes multiplicadoras para aplicar a pesquisa nos 17 territórios de desenvolvimento”, explica a consultora da Unesco no Acordo de Cooperação Técnica, Elizete Munhoz Ribeiro.

Ao final da aplicação desta pesquisa diagnóstica, o Governo de Minas Gerais terá um mapa mais abrangente do estado e um documento fundamentado e completo para a expansão que pretende dar à educação integral.

A iniciativa, inédita no estado, já dentro da proposta de reforma do ensino médio do Governo Federal, está beneficiando inicialmente 9.640 alunos do 1º ano do ensino médio, em 44 escolas Polem selecionadas pelo Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral do Ministério da Educação.

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