O entorno da Estação Pampulha e dois quilômetros da av. Pedro I, na região Norte de Belo Horizonte, receberam mais de 900 árvores no canteiro central e 2,4 mil plantas ornamentais, distribuídas por oito estações do Move. Segundo a PBH, as plantas foram produzidas no Jardim Botânico da capital.
Dentre as espécies ornamentais plantadas estão manacás, azaleias, cana da índia, bougainvillea, hibiscos, helicônias e Ixora. Já as árvores incluem alecrim de campinas, aroeira-salsa, ipês rosa, roxo, branco e amarelo, cedrinho, eritrina, pau-brasil, sibipuruna e oiti.
“A seleção (das espécies) foi feita de acordo com as características dos locais como tipo de solo, umidade, condições da luz, espaçamento e porte das árvores. A proposta é criar a conectividade entre áreas verdes urbanas já existentes e futuras, por meio de corredores verdes, em sintonia com os contextos culturais dos bairros e locais”, afirmou a Prefeitura de BH.
As mudas foram preparadas por técnicos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), para serem colocadas em berços escavados conforme as necessidades de cada espécie e a realidade do local. A irrigação das novas plantas será feita de forma periódica por caminhões-pipa.
Leia mais: