Trânsito

Avenidas recapeadas, mas sem sinalização, confundem motoristas e colocam pedestres em risco em BH

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
06/06/2022 às 16:36.
Atualizado em 06/06/2022 às 17:40
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Ruas com buracos, rachaduras e remendos estão sendo recapeadas em Belo Horizonte. No entanto, a intervenção não foi totalmente concluída, o que pode comprometer a segurança de motoristas e pedestres. A troca do asfalto em corredores de grande fluxo ocorreu, mas há uma demora na pintura da sinalização.

Sem a marcação das faixas, condutores perdem a referência ao realizar manobras para a mudança de pistas. Em cruzamentos, a situação é ainda mais complicada. 

Um dos exemplos está na avenida Antônio Carlos, uma das principais vias que liga bairros à região central. Dias após ser recapeada, a avenida segue sem as faixas de separação de carros e as da travessia para pedestres. No local, apenas uma demarcação, com pontos em branco, foi feita. 

Prefeitura ainda não pintou faixa de pedestres após recapeamento na avenida Antonio Carlos. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Prefeitura ainda não pintou faixa de pedestres após recapeamento na avenida Antonio Carlos. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Situação parecida é observada na avenida Dom Pedro II, que liga o Centro de BH à região Noroeste. No local, o asfalto segue sem marcação para a divisão do fluxo ou passagem de quem está a pé. 

O motoboy Gustavo Soares de Andrade, que trafega pelas vias diariamente, reclama. Segundo ele, sem a pintura, há muito desrespeito por parte dos motoristas.

"Eles deveriam fazer a sinalização correta porque ninguém respeita a faixa. Tem mais de três semanas que finalizaram a obra e nada. Cada um está numa faixa, alguns ficam no meio, não respeitam e fica perigoso para a gente". 

Falta de sinalização coloca em risco segurança do trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização viária deve estar sempre bem visível, seja durante o dia e à noite.

O engenheiro civil e mestre na área de transportes Silvestre de Andrade Puty Filho explica que é comum a espera de um "tempo mínimo" para a repintura do asfalto após o recapeamento, devido à necessidade de secagem. Entretanto, ele alerta para os riscos. 

"O problema é a segurança do trânsito. Na medida que não tem a faixa de pedestre, há mais possibilidades de acidentes, como atropelamentos. A sinalização chama atenção para coisas importantes. E é um dos principais itens ligados à segurança do trânsito", afirma.

Código Brasileiro de Trânsito determina que a prefeitura, por exemplo, não libere a via sem sinalização após obras. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Código Brasileiro de Trânsito determina que a prefeitura, por exemplo, não libere a via sem sinalização após obras. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

O especialista ressalta ainda que, durante o período em que não há sinalização, é essencial que outras formas de alerta e, inclusive, uma operação de trânsito seja implementada no local para garantir a segurança. 

"A sinalização, principalmente a horizontal, é importante para o trânsito, mostrando a capacidade da via ao delimitar o número de faixas. Sem isso, o condutor pode ficar perdido". 

O que dia a BHTrans
Por meio de nota, a BHTrans informou que diversas vias na cidade foram recapeadas e, gradativamente, estão recebendo a manutenção da sinalização horizontal.

No entanto, não foi informada a previsão para que a pintura seja feita. "Em breve todas as vias da recém recapeadas da cidade estarão devidamente sinalizadas", diz a nota.

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