Avião com 58 brasileiros deportados dos EUA desembarca em Confins
Grupo de 55 homens e três mulheres chegou ao Aeroporto Internacional de BH na noite de quarta-feira; Minas Gerais é o estado que mais recebeu deportados em 2025
Um grupo de 58 brasileiros, sendo 55 homens e três mulheres, deportados dos Estados Unidos, desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite dessa quarta-feira (17). O voo direto partiu do estado da Louisiana, marcando o 21º retorno de cidadãos brasileiros desde o início do governo de Donald Trump.
De acordo com dados do governo federal, Minas Gerais é o estado que mais recebeu deportados no Brasil neste ano, seguido por Rondônia, São Paulo, Espírito Santo e Goiás.
O gerente de projeto da operação, Paulo Víctor Rezende, afirmou que o objetivo é “dar dignidade para essas pessoas, para que possam chegar até suas famílias da melhor forma possível, sem violação de direitos humanos”. Ele destacou que pequenos detalhes, como ouvir português e ter comida brasileira, fazem a diferença no momento do retorno.
Rezende também informou que o Ministério das Relações Exteriores está em negociação com os EUA para aumentar a frequência dos voos, reduzir o tempo de detenção e garantir que os deportados fiquem presos pelo menor tempo possível, com as algemas sendo retiradas antes do pouso.